Página inicial > Últimas Notícias > CIS - Eleição para Representantes Locais já conta com Comissões Eleitorais Locais

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 18h42
  • Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 21h44

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) elegeu, na tarde de ontem (04), a sua Comissão Eleitoral Local dos Representantes Locais da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS/PCCTAE). Os servidores eleitos para compor a Comissão Eleitoral Local da Reitoria foram Natanael Pinheiro, Fabiana Alves e Patrícia Menezes. Cada Campus do IFPA terá sua própria Comissão Eleitoral Local e a Reitoria foi a última unidade a escolher seus membros, encerrando, assim, o processo de composição das Comissões.

As Comissões Eleitorais Locais são responsáveis por dar apoio à Comissão Eleitoral Central, na eleição dos Representantes Locais, que têm o papel de auxiliar a CIS em suas atividades. Cada campus terá um Representante Local, responsável por manter um serviço de atendimento ao servidor técnico-administrativo, orientando-o e ajudando-o no que diz respeito a sua vida funcional, a fim de proporcionar seu bem-estar profissional.

Cabe ao Representante Local acompanhar a implantação do plano de carreira em todas as suas etapas, propor à CIS as alterações necessárias para o aprimoramento do plano, acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais do IFPA e apresentar propostas e acompanhar a elaboração e a execução do plano de desenvolvimento de pessoal do IFPA, dentre outras atribuições. Será eleito um membro titular e um suplente, o mandato dos representantes vigora até fevereiro de 2020.

Os Representantes Locais têm freqüência integral garantida quando estiverem em atividade pela Representação Local da CIS, além disso, têm direito a, no mínimo, um turno semanal para cumprimento de suas atribuições. O Instituto ainda disponibiliza aos Representantes um apoio técnico, administrativo, de recursos materiais e financeiros para o desenvolvimento de suas atividades e para a participação em encontros, congressos, cursos e outros eventos relevantes em sua esfera de atuação.

O Presidente da CIS, Diogo Dantas, destaca a importância de participar do processo de eleição, para fortalecer ainda mais a Comissão. “Todos nós, técnicos, um dia vamos precisar da CIS, estamos vivendo um momento histórico onde requer a sensibilidade e participação de todos os técnicos para fortalecimento dessa importante comissão, neste Instituto”, defende Diogo Dantas.

Os candidatos a Representantes Locais podem se inscrever até o dia 10 de outubro, indicando os seus fiscais no ato da inscrição. As Campanhas Eleitorais poderão ser realizadas de 19 a 24 de outubro e a previsão é que a eleição aconteça no dia 25. Poderão se candidatar os servidores técnico-administrativos pertencentes ao quadro efetivo do IFPA, lotados nos campi ou na Reitoria, e que estejam em pleno exercício das atividades inerentes ao seu cargo.

CIS

A CIS está prevista na lei 11091/2005, que trata do Plano de Carreira  dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, vinculadas ao Ministério da Educação. A Comissão tem a finalidade de fiscalizar, acompanhar e supervisionar o plano de carreira do IFPA, tratando de questões como a força de trabalho, distribuição de vagas, desempenho e progressões funcionais, além de lidar com cursos de capacitação, treinamentos e readaptações.

“Nunca na história do IFPA, essa comissão foi criada. Algumas coisas que nós já estamos atuando é na revisão do incentivo a qualificação dos servidores, que recebiam de forma indireta e agora recebem de forma direta, e também no afastamento para Pós-graduação stricto sensu”, conta Diogo Dantas. Além do Presidente, a CIS também é composta pelos servidores Ivone Siqueira e Davi da Silva. Após a eleição, a equipe contará com o auxílio dos Representantes Locais para o desempenho de suas atividades, rumo a um ambiente de trabalho cada vez melhor para os técnico-administrativos do Instituto.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria