Página inicial > Últimas Notícias > Procure ajuda, você não está sozinho – Setembro Amarelo

Procure ajuda, você não está sozinho – Setembro Amarelo

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 21h45
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 22h17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) aderiu ao Setembro Amarelo. Numa ação coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino, diversos campi e reitoria desenvolveram programações de conscientização para alertar sobre fatores de risco associados ao comportamento suicida, incentivando a cultura de acolhimento, respeito e diálogo para com quem esteja passando por desafios emocionais ou psicológicos.

Devido ao preconceito e ao estigma que o suicídio carrega, quase não existem dados estatísticos sobre sua ocorrência, o que encoberta uma realidade preocupante, pois estima-se que cerca de um milhão de pessoas morrem, anualmente, voluntariamente.  Dado este que aponta para uma questão de saúde pública.

Por fim à vida é um acontecimento que resulta de combinação de fatores específicos a cada indivíduo. Mas, apesar de não haver uma única explicação para o fenômeno, os psicólogos afirmam, no entanto, que 90% dos casos podem ser evitados.  É nesse sentido que os Campi do IFPA disponibilizam o contato dos profissionais especializados que poderão auxiliar quem esteja passando por momentos de angústia, solidão ou perda de sentido da vida.

Talvez você não saiba como ajudar seus amigos servidores ou alunos, mas pode encaminhá-los a quem pode:

Campus Belém

Divisão de Qualidade de Vida e Assistência Social - DQVAS

Psicólogas: Bruna Cruz e Milena Nagahama

Localização: Campus Belém (Av. Alm. Barroso, 1155 - Marco) - Bloco P

Contatos: 3201-1773 ou 3201-1783

Campus Cametá

Comissão de Assistência Estudantil

Presidente: Solange da Cruz Alves

Localização: Campus Cametá (Av. Gentil Bittencourt, 1580 - Centro) - Sala da Direção de Ensino

Horário de funcionamento: 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 20h00

Campus Castanhal

Departamento de Assitência Estudantil e Ações Inclusivas - Setor Psicossocial

Psicóloga: Mônica Mesquita

Localização: Campus Castanhal (BR 316, Km 61 - Saudade II - Cristo Redentor)

Horário de funcionamento: 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Campus Santarém

Núcleo de Saúde

Localização: Campus Santarém (Av. Mal. Castelo Branco, 621 - Interventória) - 2º Piso

Horário de funcionamento: Segunda-feira: 08:00 às 12:00h e das 13:00 às 20:00h

Terça-feira: 08:00 às 12:00h e das 13:00 às 20:00h

Quarta-feira: 08:00 às 17:00h

Quinta-feira: 08:00 às 12:00h e das 13:00 às 20:00h

Sexta: 08:00 às 17:00h

Campus Tucuruí

Setor Psicossocial e Assistência ao Educando

Responsável pelo setor: Vivian Divino

Localização: Novo Campus Tucuruí (Avenida Brasília, s/n, Vila Permanente, ao lado do IML) - Bloco 2, Sala 5

Horário de funcionamento: Das 09h às 12h e das 13h às 22h30

Campus Vigia

Núcleo Pedagógico

Responsável pelo setor: Maria de Nazaré Fonseca de Senna Pereira

Localização: Campus Avançado Vigia (Rodovia PA-140, Km 55 - São Cristóvão) - 2º andar - 5ª sala

Horário de funcionamento: 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Estes são os contatos de alguns de nossos campi. Caso o seu não esteja listado acima, informe-se no seu campus.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria