Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado Profissional do Campus Castanhal alcança conceito 4 pela CAPES

Mestrado Profissional do Campus Castanhal alcança conceito 4 pela CAPES

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 13h10
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 13h12

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Castanhal, acaba de ter um curso avaliado com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Fundação divulgou, recentemente, os resultados da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-graduação em funcionamento e o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, do IFPA Castanhal, recebeu conceito 4 nessa avaliação.

O curso de Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares é o primeiro Mestrado Profissional do Instituto Federal, na região Norte. Essa é a primeira avaliação pela qual o curso passa, visto que teve início em 2013. Ao todo, são 19 professores atuando no Programa e 36 dissertações já defendidas durante esses 4 anos de curso. O Programa conta com duas linhas de pesquisa: Dinâmica e Manejo de Agroecossistemas e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares.

Para a coordenadora do curso, Roberta Coelho, a nota é resultado do trabalho coletivo e das parcerias institucionais. “Esse 4 é mérito de muita gente, de muitas mãos, do coletivo que se compromete a fazer. A gente vem de uma escola técnica, então nenhum de nós tínhamos experiência com pesquisa, especialmente pra produção da pós-graduação, então a avaliação foi além da expectativa. Essa nota 4 é um indicativo de que estamos no caminho certo”, comemora a coordenadora.

O curso de Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares tem o objetivo de formar profissionais em Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, visando o desenvolvimento rural sustentável com base em sistemas integrados de produção agropecuária, extrativista e agroindustrial, voltado para as demandas sociais e organizacionais da Amazônia.

O Programa está com inscrições abertas para o Processo Seletivo, que visa preencher as 19 vagas ofertadas para 2018. As inscrições seguem até o dia 29 de setembro e podem ser realizadas pessoalmente, no Campus Castanhal, ou via postal. A seleção é composta por três fases: Análise do Pré-projeto de Pesquisa Aplicada, Defesa do Pré-projeto e Prova de Títulos.

CAPES

Realizada pela CAPES, a Avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação é uma atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país. A certificação da qualidade da Pós-graduação brasileira é referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa. O Sistema de Avaliação desenvolvido pela CAPES pode ser dividido em dois processos distintos, que se referem à entrada e permanência dos cursos.

A Avaliação Quadrienal é parte do processo de permanência e é realizada em 49 áreas de avaliação. Em 2017, foram 4.175 programas avaliados, em seis semanas presenciais de avaliação na capes. Após a etapa de análise pelas comissões de área de avaliação, que ocorreu entre 03 de julho e 11 de agosto, os Programas de Pós-graduação foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), durante as 172ª e 173ª reuniões realizadas no período de 21 a 25 de agosto e 28 de agosto a 01 de setembro de 2017.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria