Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro discute inclusão de pessoas com deficiência
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encontro discute inclusão de pessoas com deficiência

  • Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 13h59
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h00
imagem sem descrição.

 

Durante os dias 21 e 22 de setembro, o Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, está sediando o “I Encontro do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. O evento traz reflexões sobre os processos inclusivos nos diferentes espaços educativos, considerando os processos de ensino e de aprendizagem como centrais para a inclusão sócio educacional das pessoas com deficiência.

A abertura do encontro contou com a presença do Diretor Geral do IFPA Campus Belém, Professor Mestre Manoel Quaresma; do Diretor de Ensino substituto do IFPA Campus Belém, Professor Mestre Francisco Cavalcante; a Chefe do Departamento Pedagógico de Apoio Ao Ensino (Depae), Professora Mestra Adriana Porto; e da Chefe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFPA, Professora Doutora Priscila Magalhães.

O Diretor Manoel Quaresma ressaltou o investimento que o Campus Belém tem feito para a inclusão das pessoas com deficiência: instalação de piso tátil em vários trechos do campus, abertura de concorrência para a compra de plataformas de acessibilidade aos prédios e aquisição de uma cadeira de rodas especial, dotada de sistema de tração para facilitar a subida e a descida em escada. “Mas é preciso reforçar a acessibilidade dos currículos, permitindo que qualquer aluno, independentemente de sua deficiência, consiga concluir o curso. Trata-se de uma luta constante que não pode se restringir apenas ao dia de hoje”, destacou.

Para o Diretor de Ensino substituto, Professor Francisco Cavalcante, “o encontro é uma chance de todos, estudantes e profissionais, refletirem como podemos nos tornar seres humanos melhores”. Na opinião da chefe do Napne, Professora Priscila Magalhães, o evento será uma oportunidade para debates e trocas de experiências educacionais: “Buscamos potencializar o papel da escola e fomentar a ação do professor diante da inclusão do indivíduo no espaço educativo”. A Chefe do Depae, Professora Adriana Porto, concluiu: “a inclusão das pessoas com deficiência não é um privilégio de poucos. É um direito de todos”.

 

Palestras - O Professor Felipe Lisboa Linhares ministrou a primeira palestra da programação, com o tema “Inclusão Educacional de Pessoas Surdas no Pará”. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, tem Especialização em Psicopedagogia pela Uepa e Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará, atualmente atua no atendimento educacional especializado, vinculado à Coordenadoria de Educação Especial do Pará (Seduc).

Em seguida, foi a vez da Professora Scheilla Abbud, do Instituto José Álvares de Azevedo, falar sobre “Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência Visual no Pará”. Ela é graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); especialista em Educação Especial, pela Uepa; Mestre em Ciências da Educação, pela UFPA; professora da Uepa e membro da Comissão de Acessibilidade da Uepa e do Núcleo de Inclusão Social da UFPA.

No período da tarde, foram oferecidas as oficinas de “Introdução a Libras”, “Introdução ao Braile”, “Tecnologia Assistiva” e “Materiais Pedagógicos Adaptado para Pessoas com TEA”. A programação prossegue nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 8 horas.

Texto: ASCOM IFPA Campus Belém

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página