Página inicial > Últimas Notícias > Maratona de Programação aconteceu no Campus Itaituba

Maratona de Programação aconteceu no Campus Itaituba

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 21h37
  • Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 21h40

No último sábado dia 9/9 aconteceu a Primeira Fase da Maratona SBC de Programação 2017. Esse ano foram 816 times de 232 cursos de computação do país, competindo em 50 sedes por um das 70 vagas na final nacional brasileira. A prova consistiu de 13 problemas a serem resolvidos em 5 horas.

O IFPA Campus Itaituba organizou pela primeira vez uma sede da maratona. Coordenada pelos Professores Michel Yvano e Davi Guimarães, a sede contou com a colaboração do Instituto de Informática da UFRGS e do SAP Labs Latin America. Participaram da sede 4 times representando o IFPA Campus Itaituba (um recorde de participação para a instituição), além de 2 times representando a UFOPA Campus Santarém.

Os resultados obtidos foram sensacionais! Os alunos do IFPA campus Itaituba ficaram em primeiro lugar na sede, tendo resolvido 2 problemas dos 11. Cabe destacar que essa é uma importante conquista dada a complexidade da prova. O melhor colocado da UFOPA terminou em segundo lugar na sede, enquanto que o IFPA campus Itaituba fechou o top-3 da sede também com 2 problemas.

Outro aspecto importante a se destacar é que o IFPA campus Itaituba ficou à frente de alguns times de outras grandes instituições da região norte, como por exemplo a UFPA, UNAMA, IFAC e IFRO, o que demonstra a qualidade dos nossos alunos no contexto regional.

Na opinião do Prof. Weverton Cordeiro (UFRGS), há um grande legado positivo de se ter organizado uma sede da maratona de programação em Itaituba. Primeiro, ela mostrou a capacidade do campus (e dos professores que colaboraram na organização) em promover um evento técnico de alta qualidade, em sincronia com várias outras sedes em renomadas universidades e institutos no Brasil, como por exemplo a Universidade de São Paulo, a UNICAMP, a IBM Brasil, entre outras. Segundo, ela abriu a oportunidade para futuras colaborações com o Instituto de Informática da UFRGS e com o SAP Labs Latin America, que pode incluir respectivamente intercâmbio acadêmico de alunos e oportunidades de estágio em um dos melhores laboratórios de pesquisa em computação no mundo.

Sobre a Maratona de Programação: A Maratona de Programação é um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Computação. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da Association for Computing Machinery , o International Collegiate Programming Contest , e é parte da regional sulamericana do concurso. A Maratona de Programação é uma das mais importantes competições científicas do país e a mais antiga, respeitada e conhecida competição científica na área de Tecnologia de Informação. Na Maratona de Programação, os alunos são organizados em times de três competidores, e terão 5 horas para resolver um conjunto de problemas. Vence o time que resolver o maior número de problemas, no menor tempo total corrigido. Com foco em alunos do ensino superior, visa a formação de talentos na área. Os participantes são potenciais líderes e formadores de opinião no âmbito acadêmico e, posteriormente, no âmbito profissional.

Para mais fotos, acesse aqui.

Fotos:  Jean Wilker.

Texto: Weverton Luis da Costa Cordeiro (UFRGS)