Página inicial > Últimas Notícias > Legado dos Jogos dos Institutos Federais para o IFPA

Legado dos Jogos dos Institutos Federais para o IFPA

• Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 02h46
  • Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 18h26

A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizou a entrega simbólica do material desportivo utilizado durante os Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2017. O ato aconteceu nesta terça-feira (12), no ginásio poliesportivo do Campus Belém, sede da Etapa Norte do JIF 2017.

O Diretor de Extensão, Professor Hélio Antônio de Almeida, explica que o material deixado como legado do JIF veio em bom momento. “Serão utilizados nos projetos de Extensão, Desporto e Lazer. Serão utilizados como material didático da disciplina de Educação Física. Tudo estará aos cuidados da Diretoria de Extensão do Campus Belém, sob a chefia do professor Afonso”.

O Chefe do Setor de Desporto e Lazer, Professor Afonso De Ligory Brandão Saife, acrescenta que o material poderá ser utilizado pelos alunos durante os momentos de lazer e pelos professores nas aulas, enquanto não chega o material didático licitado. “Os alunos poderão utilizar as mesas de pingue-pongue, as bolas e todo esse material durante o período em que tiver algum professor na quadra. Diariamente, das 18h00 às 20h30, por exemplo, eu estou por aqui, se quiserem vir”, orienta.

A estudante do curso de Telecomunicações, Nicole da Silva Correia, do IFPA Campus Belém, foi uma das estudantes que participaram da entrega simbólica dos materiais desportivos. “Participei dos jogos. Joguei Vôlei de Praia e Vôlei de Quadra. Realmente, não tínhamos muitos materiais e os que tínhamos não estavam em tão boas condições de uso. Acredito que esse material irá ser importante nos treinos”, avalia.

A Coordenadora do Desporto do IFPA e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais, Professora Andrea dos Santos Azevedo, destaca que os jogos foram momentos de integração, congraçamento, com espaço para participação de todos os campi. “Na etapa Nacional, que ocorre em Poços de Caldas, do dia 3 a 8 de outubro, seremos representados pelos campi de Belém, Bragança e Tucuruí. O Pará irá representar a região Norte no Judô, Handebol, Vôlei de Praia e Natação”, informa.

Sobre o material entregue ao Campus Belém, Andrea explica que é o mesmo utilizado durante as competições do JIF. “Realizamos as duas etapas, a Estadual e a Regional. Todo o material foi entregue aos campi sede do evento, no caso Bragança e Belém”.

O Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas, Fabrício Medeiros Alho, informa que os mesmos itens e em igual quantidade foram entregues aos campi sede das duas primeiras fases do JIF, Belém e Bragança. “Já entregamos todos os materiais em Bragança. Como lá não fizemos registro, fazemos questão de registrar esse momento para que os alunos tenham ciência de que esse material está sendo entregue. Tudo novo e de ponta”, destaca.

“O legado dos jogos é o material para práticas desportivas e a reforma das duas quadras e os vestiários aqui ao lado [do ginásio]. As reformas, por questão de licitação, ainda não começaram, mas estão previstas para este ano. Em Bragança, a estrutura é bem mais nova, não foi necessária uma reforma”, concluiu Fabrício.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

VEJA AS FOTOS. CLIQUE AQUI