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IFPA conclui o projeto PRODIN Itinerante II

  • Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 14h12
  • Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2017, 20h31

Dez campi do IFPA aprendem como utilizar a Matriz SWOT e Matriz GUT na elaboração do planejamento estratégico

 

Belém - A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) encerrou nessa semana o projeto PRODIN Itinerante II. Na segunda-feira e terça-feira (26 e 27), estiveram reunidos os representantes da PRODIN, diretores, membros de comissões e servidores do campus de Belém para aprimorar os conhecimentos sobre ferramentas essenciais para a elaboração do planejamento estratégico da instituição.

A Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da PRODIN/IFPA, Suellen Souza Ramos, explica que o projeto da PRODIN Itinerante começou no ano de 2016. “Esse projeto Itinerante leva a PRODIN até os campi. No ano passado começamos a implantação do Sistema de Planos e Projetos (SPP) que irá facilitar não só o acesso e a geração de relatórios das metas e ações. A ideia é colocar todos os projetos e planos dos campi e da reitoria nele para gerar relatório de todas as ações. Trabalhamos o tema ambiental, da política de Meio Ambiente que foi implantada no IFPA este ano. Tínhamos várias ações sendo desenvolvidas no IFPA, mas não tínhamos ainda uma política. Falamos sobre a importância de fazer diagnósticos dos arranjos produtivos locais do IFPA para direcionar a oferta de cursos, pois muitas vezes, os campi acabavam oferecendo cursos que não condiziam com a realidade daquela área de abrangência onde estava atuando. Isto foi o PRODIN Itinerante I, 2016, que começou em março e foi até agosto. Conseguimos ir a todos os 18 campi”, destacou a coordenadora.

Este ano o plano da PRODIN era visitar os 18 campi, mas por conta de um orçamento menor, as visitas se restringiram aos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Paragominas, Vigia, Tucuruí, Marabá Industrial, Marabá Rural, Parauapebas e Belém. “Nas oficinas ensinamos a manejar duas ferramentas, a Matriz Swot e a Matriz GUT. Servem para analisar cenários e prioridades. A Matriz SWOT ajuda o gestor a identificar os pontos fortes e fracos, ameaças e fraquezas do campus. Com ameaças e fraques se constrói a GUT. Com esta identificando as prioridades, quais ações são mais urgentes. Cabe ressaltar que a análise SWOT é uma análise ambiental. Para ser construída requer que se ouça toda a comunidade, não só os gestores. É preciso ouvir alunos e servidores para identificar fraquezas e ameaças”, afirma a coordenadora.

 

Avaliação do PRODIN Itinerante II

O pró-reitor da PRODIN, Raimundo Nonato Sanchez de Souza avalia que o PRODIN Itinerante II foi muito importante para o IFPA atender as solicitações do Tribunal de Contas (TCU) e recomendações feitas pelo Ministério da Educação (MEC).  “O objetivo da PRODIN Itinerante é poder mostrar o que a pró-reitoria vem fazendo. Informar aos campi quais são os processos que a PRODIN desenvolve no Instituto Federal. Pedir a contribuição deles para melhorarmos estes processos em cada um. Orientar como desenvolver o planejamento da instituição e sensibilizar para a importância do relatório de gestão. A intenção desse trabalho é melhorar o planejamento do IFPA. Buscamos sensibilizar os servidores de que é necessário fazer o Planejamento de fato, para que possamos executar esse planejamento e colher os resultados que serão colocados no relatório de gestão. Nosso principal objetivo aqui é sensibilizar servidores e gestores sobre a importância de um bom planejamento e da execução do mesmo para a instituição alcançar melhor resultado nas avaliações”.

O pró-reitor explica, ainda, que o projeto PRODIN I resultou em um diagnóstico preciso identificando o porquê muitas informações não chegavam até a PRODIN e à Reitoria de uma forma melhor. “Depois do projeto, muitos campi conseguiram fazer seus planejamentos e enviar dentro dos prazos estabelecidos. Nosso esforço com o PRODIN II é ampliar essa participação e compromisso dos servidores e gestores com a execução do Planejamento e a realização do Relatório de Gestão”.

 

Matriz GUT aponta que infraestrutura é o grande desafio dos campi do IFPA

O PRODIN II buscou sensibilizar aos gestores dos campi sobre importância da adoção da Matriz GUT como ferramenta para identificar que os problemas enfrentados. “Descobrimos que a infraestrutura é o principal problema nos campi. Acessibilidade, a falta de espaço e falta de equipamentos para os laboratórios são os itens mais mal avaliados. Muitos campi são construções antigas, os recursos para montar laboratórios estão escassos. Por outro lado, o que temos de melhor é a qualificação de nossos docentes”.

O esforço empreendido pela PRODIN visa tornar o IFPA cada vez mais eficiente em seus processos administrativos, com servidores e gestores sempre voltados a concretização da missão e visão que o instituto se propõe. A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional espera que os gestores e servidores olhem para os resultados das oficinas oferecidas pelo PRODIN Itinerante II, da avaliação feita pela CPA, e da avaliação externa, e busquem solucionar os problemas ali já apontados. “Por exemplo, em infraestrutura o problema maior é acessibilidade. Se os gestores olharem para este trabalho feito durante o PRODIN Itinerante, com essas oficinas sobre gestão de riscos, quem sabe consigamos melhorar a acessibilidade. É preciso que compreendam que a acessibilidade é um cartão de visita para os avaliadores. A partir do momento que os avaliadores entram na instituição, eles estão olhando se o local tem o piso táctil, se as calçadas atendem as exigências, se localização dos setores foi bem planejada”, afirma o pró-reitor Raimundo Sanches.

O pró-reitor ressalta, ainda, que em todo campus existe a Comissão Própria de Avaliação (CPA). “A CPA faz uma pesquisa junto aos servidores, docentes e alunos, fazendo as mesmas perguntas que são feitas pelos avaliadores externos em relação à instituição, sobre a infraestrutura, o ensino, a pesquisa e gestão, sobre tudo. Com esses dados, a CPA tabula os resultados dessa avaliação. Temos também a avaliação externa de todos os cursos oferecidos. E os resultados das duas pesquisas são praticamente os mesmos. Diagnósticos que refletem os problemas e pontos positivos vividos pela instituição. São dados que refletem a necessidade de realizar e levar a sério o Planejamento Estratégico, tirando do papel em prol da qualidade do ensino que desejamos oferecer”.

  

Novidade na elaboração do Planejamento do IFPA

Por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), o IFPA tem que incluir no Planejamento a Gestão de Riscos. “No IFPA, a Gestão de Riscos é uma novidade. E o que vem a ser isso? É o gestor e servidores precisam pensar quais são os obstáculos que podem atrapalhar a concretização de um objetivo e/ou meta. O planejamento estratégico deve passar a incluir, por determinação do TCU, cenários apontando as atitudes e ações a serem adotadas para sanar ou mitigar esses possíveis riscos” conclui o pró-reitor Raimundo Sanches.

 

 

Fonte: ASCOM IFPA/Reitoria

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