Página inicial > Últimas Notícias > Pró-Reitoria de Ensino promove II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA

• Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h05
  • Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h09

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), através do Departamento de Registro e Indicadores Acadêmicos e do Pesquisador Educacional Institucional, está realizando o II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA. O evento acontece no Auditório da Biblioteca do Campus Belém e conta com três dias de programação. O objetivo é avaliar a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e capacitar servidores para o preenchimento do Educacenso 2017.

A primeira edição do Encontro aconteceu em 2015 e teve como objetivo capacitar os usuários quanto ao uso do SIGAA, agora, no segundo Encontro, a intenção é avaliar o trabalho que foi realizado nos últimos dois anos. Trata-se de uma oportunidade para fazer questionamentos, apresentar propostas e receber orientações de como encaminhar demandas dos campi para a PROEN ou para a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a fim de melhorar o sistema e torná-lo ainda mais eficiente.

“São dois anos que se decorreram pra que a gente possa ter uma visão geral do que era o Sistema antes, como o Sistema está hoje e pra onde a gente quer que ele melhore, então é um momento de avaliação desses dois anos do SIGAA, que está sendo usado em todos os campi do IFPA, e estamos trazendo isso pra uma discussão mais ampla, para ver a necessidade que cada um dos campi estão tendo na hora de fazer o registro acadêmico dos discentes”, destaca o Chefe de Departamento de Indicadores e Registros Educacionais da PROEN, Jucinaldo Ferreira.

Além do SIGAA, outro tema que será discutido durante o Encontro é o Sistema Educacenso 2017, ferramenta adotada para coletar os dados referentes ao Censo Escolar de Educação Básica. O terceiro dia do Encontro visa capacitar os servidores para o preenchimento do Educacenso e, para isso, contará com uma palestra acerca do Sistema, ministrada pela representante da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Simone Palheta.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria