Página inicial > Últimas Notícias > Campus Marabá Rural realiza V Semana da Saúde no IFPA

Campus Marabá Rural realiza V Semana da Saúde no IFPA

• Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 12h44
  • Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2017, 12h54

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Marabá Rural realizou nos dias 10, 11 e 12 de maio, a V Semana da Saúde do CRMB, com o tema “Qualidade de vida em foco”. O evento ocorre anualmente, sendo desenvolvido pelo Departamento de Assistência e Saúde da Comunidade Acadêmica (DASCA), a partir das demandas dos atendimentos realizados por este departamento.  Em 2017, a semana objetivou mobilizar toda a comunidade acadêmica para a promoção da qualidade de vida, com palestras, oficinas, vacinação, testagem de HIV, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial, avaliação de índice de massa corporal, circunferências abdominal e do quadril, orientações, encaminhamentos de saúde, atividades físicas e jogos (futsal e xadrez).

A V Semana da Saúde do CRMB contou com a participação de toda a comunidade acadêmica (alunos, técnico-administrativos, terceirizados e docentes), além de alunos do Campus Marabá Industrial e profissionais/instituições parceiras (Secretária Municipal de Saúde de Marabá, Faculdade Carajás, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Centro de Testagem e Aconselhamento, Serviço Social do Comércio, Universidade do Estado do Pará, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, COIFE ODONTO e Centro de Internação do Adolescente Masculino de Marabá).

Durante o evento as atividades foram iniciadas com ginástica laboral na quadra de esportes, visando estimular a prática de atividade física.  Em seguida foram realizadas diversas ações e palestras, envolvendo diversos profissionais como: fonoaudiólogo, fisioterapeuta, profissionais e estudantes de medicina da UEPA, equipe do HEMOPA de Marabá, enfermeira, médicos veterinários, biomédica, odontóloga, psicóloga, farmacêutico, pedagoga e assistente social, filósofo e médico. O último dia do evento começou com a caminhada da saúde e uma atividade de aero combat, desenvolvida por um educador físico convidado pela instituição. Participaram do evento mais de 200 pessoas.

“A Semana da saúde é um importante evento dentro do calendário acadêmico do campus, pois é o momento que a comunidade acadêmica se envolve em atividades de prevenção e promoção de saúde, que são realizadas para atender as necessidades apresentadas pelos alunos e servidores da escola. Cada ano abordamos um tema diferente, buscamos novas parcerias, no intuito de oferecer o melhor e uma assistência de saúde integral, que vá além do atendimento curativo imediato, de forma integrada com ensino, pesquisa e extensão” explica Maria da Paz, chefe do Departamento de Assistência e Saúde da Comunidade Acadêmica (DASCA).

Texto e fotos - IFPA Campus Marbá Rural

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI