Página inicial > Últimas Notícias > Encontro marca Dia do Assistente Social no IFPA

Encontro marca Dia do Assistente Social no IFPA

• Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 17h55
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2017, 18h01

Profissionais de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) reuniram-se hoje, no auditório da Biblioteca, no Campus Belém, para celebrar o Dia do Assistente Social. Em sua segunda edição, o Encontro promoveu a discussão acerca da importância do Assistente Social no ramo da Educação. A intenção era proporcionar a troca de experiências entre os participantes e fortalecer a profissão.

A Assistente Social do IFPA - Reitoria, Eliani Neves, conta que a intenção é promover o Encontro anualmente, de forma a marcar a data em que se comemora o Dia do Assistente Social. “Esse encontro é em alusão ao dia, é um momento comemorativo em relação ao dia, mas é um momento de aprendizagem também, troca de experiências, pra gente ter contato com os outros colegas, socializar as boas experiências que gente tem e poder contribuir com a atuação do colega que tá lá no interior”, conta Eliani.

Além dos profissionais que atuam no Instituto, o Encontro também contou com a presença de Assistentes Sociais da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). “A gente trouxe pessoas convidadas, para termos mais informações sobre atuação do assistente social na área da Educação, então essas pessoas vieram para falar para a gente um pouco do trabalho do Assistente Social, quais são as intervenções, quais são os desafios que se tem de trabalhar nessa área e socializar um pouco da experiência deles, lá da Escola de Aplicação, como é que eles trabalham lá com o público, o estudante e a família”, explica Eliani Neves.

Para a Assistente Social da Escola de Aplicação da UFPA, Doralice Machado, a oportunidade de trocar experiências é um dos principais pontos do Encontro, pois permite uma melhor instrumentalização. “A importância do evento é a troca de experiências, é a questão da instrumentalização, porque a demandas que são hoje colocadas pra nós são cada vez mais complexas e é preciso buscar técnicas de intervenção, então eu vejo que é pra isso que servem esses encontros, isso é muito importante pra que nós possamos nos fortalecer pro enfrentamento dessas questões que a sociedade contemporânea esta nos colocando”, ressalta Doralice.

Atualmente, os Assistentes Sociais do IFPA estão lotados, predominantemente, nos setores que trabalham com assistência estudantil. Cabe ao profissional, cuidar do processo de seleção e acompanhamento dos estudantes que são atendidos pelos programas de auxílio estudantil. Além disso, os Assistentes Sociais também fazem um trabalho junto às equipes pedagógicas e às coordenações de ensino, dentro da demanda de cada campus.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: Héden Franco - ASCOM IFPA Reitoria