Página inicial > Últimas Notícias > Notícias PDI > Assembleia Geral apresenta minuta de revisão do PDI

Assembleia Geral apresenta minuta de revisão do PDI

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 14h20 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 15h27

Vários segmentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) reuniram-se ontem (05), no auditório central do Campus Belém, para a Assembleia Geral de apresentação da minuta de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A reunião é a culminância de um trabalho que vem sendo coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), com o objetivo de dar prosseguimento ao processo de revisão do documento.

“A última etapa é essa fase da Assembleia, em que as pessoas dos campi e da reitoria pudessem estar presentes, como os alunos e servidores, pra poder aprovar aquilo que está pensando em termos de revisão. Hoje, daqui dessa Assembleia, nós teremos esse aval da comunidade em torno daquilo que se propõe como revisão desse importante documento de planejamento do Instituto Federal do Pará”, destaca o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Raimundo Sanches.

Uma das etapas iniciais de revisão do PDI foi a elaboração dos Planos de Desenvolvimento dos Campi (PDC), onde cada campus apresentou o planejamento de suas ações, contemplando suas projeções para o período do PDI. A Assembleia Geral foi um momento de ratificar e fazer ajustes no documento, de acordo com o que foi planejado no PDC, como conta Arlon Martins, que veio do Campus de Óbidos para a reunião. “As ações que a gente planejou no PDC são essas ações que vão compor o PDI, então a gente veio aqui pra ver como está sendo elaborado o documento, se está batendo com tudo que a gente planejou nesse documento do campus, a gente viu que algumas coisas ainda não estão bem ajustadas e isso foi um dos motivos e da importância de ter vindo aqui participar dessa Assembleia”, contou.

O PDI é um instrumento que planeja e guia as ações de gestão do IFPA, no período de 2104 a 2018, considerando a identidade da instituição, filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver. Trata-se de uma construção coletiva que envolve vários setores do instituto e deve ser alvo de constante acompanhamento, a fim de não perder o foco no atendimento às necessidades de alunos, servidores e sociedade.

O documento foi construído a partir de oficinas, nas quais foi possível fazer um diagnóstico das expectativas da comunidade do IFPA, em relação à instituição e suas fragilidades, desafios e avanços. Os relatos das oficinas de gestão participativa foram discutidos por Reitor, Pró-Reitores, Diretores Gerais dos Campi e Diretores Sistêmicos em um Seminário de Planejamento, onde foram definidas as ações a serem incorporadas no planejamento geral, no que diz respeito aos aspectos e práticas que precisam ser realizadas, melhoradas ou eliminadas.

As ideias, sugestões e críticas feitas durante as oficinas e o Seminário foram categorizadas e deram origem às cinco dimensões que norteiam o PDI, são elas: Melhoria na Qualidade de Ensino Ofertado; Fortalecimento do Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação; Fortalecimento das políticas de acesso, permanência e Inclusão no IFPA; Gestão do IFPA e Responsabilidade Orçamentária e Financeira.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

Veja as fotos do evento. CLIQUE AQUI.