Página inicial > Últimas Notícias > I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão começa hoje

I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão começa hoje

• Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 19h55
  • Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 20h01

Integrar ensino e extensão das quatro instituições públicas de ensino superior do Pará, apresentando suas atividades desenvolvidas, foi com esse objetivo que nasceu o Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (Cienex), cuja primeira edição teve início na manhã hoje (13), no Centro de Convenções Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Congresso segue até o dia 17 de março e é resultado de uma parceira entre Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e UFPA.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de reitores das instituições participantes, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, participantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará (SindProifes), da Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA) e do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (SindTifes), além dos pró-reitores de Extensão e de Ensino da UFPA.

Logo em seguida, reitores e representantes deram início ao Painel “A Gestão da Produção do Conhecimento nas Instituições de Ensino Superior Públicas: Desafios e Perspectivas”. Durante o Painel, o Pró-Reitor de Extensão do IFPA, Fabrício Medeiros, destacou a importância da extensão para uma instituição de ensino. “A extensão tem um papel fundamental na questão da produção de conhecimento, ou seja, o aluno acaba, de certa forma, trabalhando a aplicabilidade daquele conhecimento que ele vem recebendo ao longo e toda a sua história dentro do curso e essa aplicabilidade faz com que a instituição se aproxime da comunidade externa, de uma forma que o IFPA consiga fazer o seu papel quanto instituição de ensino que forma uma massa crítica, que forma profissionais”, explicou.

A programação continua pela parte da tarde com o Painel “Ciência, Poder e Responsabilidade”, amanhã será a vez do Painel “Articulação estratégica entre ensino e extensão para a formação acadêmica: a cidadania como horizonte”. O evento segue até o dia 17 e além dos painéis traz também apresentação de trabalhos desenvolvidos por bolsistas das instituições participantes, que terão seus projetos de extensão divulgados e avaliados. A programação encerra com a apresentação de uma carta com propostas de políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão nas instituições públicas de ensino superior e com o resultado da Premiação do Jovem Acadêmico.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

Acesse as fotos. Clique AQUI