Página inicial > Últimas Notícias > IFPA busca patente para projeto inovador

IFPA busca patente para projeto inovador

• Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 14h09
  • Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 14h26
Da Esquerda para Direita: Paulo Mendonça e Clarisse Andrade - Representantes da Rede NAMOR; Prof. Dr. Mauro André Damasceno de Melo - Pesquisador Inventor da Tecnologia; Rodrigo Pereira Barata - Diretor Administrativo do Campus Bragança; Saulo Rafael Silva e Silva - Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPA

Pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Bragança, realizaram pedido de patente para projeto inovador, desenvolvido na área da Aquicultura. Mauro Melo e Cristovam Diniz, desenvolveram uma estrutura para elevar a captação de sementes de ostras.

A tecnologia foi desenvolvida para aumentar o rendimento do processo de cultivo e diminuir a área mobilizada para a fixação dos coletores, otimizando a captação de sementes de ostra e auxiliando na produtividade de grupos de ostreicultores. Devido às suas características físicas, a estrutura diminui a perda de sementes já encrustadas nas superfícies, um dos fatores que leva à maior eficácia da tecnologia.

O processo será analisado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que poderá conceder a carta patente em nome do IFPA. “O INPI vai tornar público o processo, não ocorrendo impugnação, o pedido vai para a análise de mérito, onde um avaliador do INPI irá analisar se a tecnologia apresenta os requisitos de concessão de uma patente, que são: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. Caso eles existam, a patente é concedida”, explica o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPA, Saulo Silva.

A possibilidade de realizar o depósito da patente se fortaleceu após a pesquisa ter sido selecionada pelo Projeto de Gestão de Propriedade Intelectual, desenvolvido pelo NIT, em parceria com a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDE NAMOR). O Projeto visa o mapeamento e a avaliação do portfólio de tecnologias, prospecção tecnológica, busca de anterioridade e redação de patentes, assessoria e gestão de tecnologias com elaboração de modelos de negócio para cada tecnologia e de roteiros de etapas de negociação.

A proteção intelectual das pesquisas realizadas pelo IFPA, dentre as quais se encaixa a patente, é um dos indicadores do plano de desenvolvimento institucional do instituto. Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais e patentes é uma das finalidades do IFPA, previstas no Artigo 6º, inciso IX da Lei Federal nº 11.892/2008.

Núcleo de Inovação Tecnológica

Os pesquisadores que estiverem desenvolvendo pesquisas inovadoras podem procurar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPA para mais informações sobre como proteger a tecnologia desenvolvida. O NIT tem por finalidade a criação e o gerenciamento da política de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, bem como a viabilização de estratégias e ações relacionadas à propriedade intelectual nos âmbitos interno e externo do IFPA.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA - Reitoria