Página inicial > Últimas Notícias > Belém recebe 56º Congresso Brasileiro de Química

Belém recebe 56º Congresso Brasileiro de Química

• Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 13h28
  • Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 16h30

Triiodeto de Nitrogênio, reação exotérmica, cromatografia e solução alcalina. Quem for ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 07 a 11 de novembro, ficará se questionando se o idioma ali falado é o Português. Mas não se preocupe, alunos de diversas partes do Brasil estarão presentes no local para traduzir essas e outras palavras no 56º Congresso Brasileiro de Química, evento que conta com palestras, exposições de trabalhos, cursos e a Feira de Projetos de Química (FEPROQUIM), que dará o prêmio de mil reais para a melhor pesquisa apresentada.

Com tema “Química: tecnologia, desafios e perspectivas na Amazônia”, o evento é uma oportunidade que o estudantes têm para socializar pesquisas e estudos da área da Química para a comunidade acadêmica e profissionais de outros estados. Em cinco dias estarão reunidos importantes pesquisadores nacionais e internacionais, além de estudantes do ensino médio, técnico e superior de diversas Instituições de ensino do país.

Estudantes como João Henrique do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do São Paulo (UNESP), que visualiza no Congresso, uma forma de ampliar e compartilhar conhecimento. “Além de você conhecer novos trabalhos, as pessoas podem conhecer o seu trabalho. Você pode fazer novos contatos com profissionais da área, conhecer novas ideias, novos projetos, isso é muito importante, principalmente na área que a gente trabalha, ainda mais na minha que está relacionada aos produtos naturais” diz.

No Congresso, João Henrique trouxe de São Paulo para Belém uma pesquisa científica que trata da redução de resíduos nocivos ao meio ambiente e a saúde dos analistas no manuseio das folhas do Phyllantus niruri, mais conhecido como “quebra-pedra”, utilizada na medicina popular para eliminação de cálculos renais. “Para fazer um fitoterápico, a gente usa substâncias tóxicas, a gente quer produzir um fitoterápico sem produzir substâncias tóxicas, usar Química Verde. Nosso grupo trabalha com a quebra-pedra, tentando encontrar substâncias metabólicas secundárias nela para ver se é possível produzir um fitoterápico, futuramente, sem usar substâncias tóxicas” explica o estudante.

A exposição dos pôsteres não era composta só por estudantes do ensino superior, o ensino médio estava representado pelos alunos do Colégio Objetivo da cidade de Arujá em São Paulo. No trabalho, a produção e detonação do Triiodeto de Nitrogênio, mas não se trata apenas da demonstração de como isso pode ser feito através das reações químicas com formulas e desenhos iguais as dos livros, trata-se de vivenciar o aprendizado na prática. “O nosso trabalho visa mostrar o lado prático da Química, facilitar o ensino da matéria, sair daquela coisa teórica, além de mostrar que esse modelo de didática atrai o interesse do aluno” pondera a aluna Patrícia Casimiro.

Texto: ASCOM IFPA

Acesse nossa página oficial no Facebook
Veja mais fotos do evento. Clique AQUI
Confira a programação do evento AQUI