Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realizará eleição para o Conselho Superior

IFPA realizará eleição para o Conselho Superior

• Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 13h22
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 13h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizará, na próxima quinta-feira (27), eleição para escolha dos membros do Conselho Superior (CONSUP) do Instituto para o período de 2017 a 2018, o processo eleitoral será todo online e contará com a participação de docentes, técnicos administrativos e alunos do IFPA. O CONSUP é um órgão de caráter deliberativo e consultivo, que possui entre as principais atribuições, apreciar e aprovar o projeto político-pedagógico, o relatório de gestão anual e o plano de desenvolvimento institucional da instituição.

O processo eleitoral é regido pelo Edital Nº 02/2016, publicado no dia 05 de setembro de 2016. A eleição será para a seguinte composição: 05 titulares e 05 suplentes representantes dos docentes, 05 titulares e 05 suplentes representantes dos técnicos administrativos, 05 titulares e 05 suplentes representante dos discentes. Nos Campi e na Reitoria só poderá ser eleito no máximo um representante por categoria, cada eleitor votará na respectiva categoria.

Para candidatar-se, o interessado precisou preencher alguns requisitos estabelecidos no edital, dentre os quais, nas categorias técnico administrativo e docente, precisa ser servidor ativo do quadro de pessoal permanente do IFPA e estar em efetivo exercício. Caso seja candidato para a categoria discente, uma das exigências é estar com matrícula regular ativa nos cursos técnicos de nível médio, graduação ou pós-graduação do Instituto e ter, no mínimo, 16 anos de idade.

Nesse ano, para a categoria técnicos administrativos foram registrados 15 candidatos, a categoria discente conta com 15 candidatos e a categoria docentes conta com 19 opções de voto. Só poderão votar os servidores ativos pertencentes ao quadro de pessoal do IFPA e o alunos regularmente matriculados.

Comissões Eleitorais

Para auxiliar no processo de fiscalização e acompanhamento do processo eleitoral, além da comissão central, de acordo com a Portaria nº 1648 de 19 de setembro de 2016, foram formadas comissões locais nos Campi de Ananindeua, Abaetetuba, Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Itaituba, Óbidos e Paragominas. Cada uma das comissões possui 06 representantes, sendo 02 docentes, 02 discentes e 02 técnicos. Na Reitoria, por não haver docente e discente, a comissão foi formada por dois técnicos, um de nível médio e outro de nível superior.

Segundo o presidente da Comissão Central, James Araújo, as comissões atuam como interlocutoras do processo eleitoral, o que permite um maior diálogo com a comunidade. São recursos necessários devido a importância que o CONSUP tem para o IFPA. “Permite que a gestão do IFPA seja democrática, pois o CONSUP possui representantes dos segmentos e grupos atrelados, fazendo com que as demandas e suas deliberações sejam participativas e compartilhadas pela comunidade” enfatiza.

Votação Eletrônica

O processo de escolha dos candidatos será online com a utilização do sistema Helios, um mecanismo informatizado que confere transparência ao processo eleitoral. O presidente da comissão central destaca os aspetos positivos desse recurso. “A agilidade no escrutínio, ou seja, a contagem de votos ou apuração das eleições, os resultados serão divulgados tão logo se encerre a votação; a diminuição dos custos relativos a não necessidade de impressões de cédulas, transporte de urnas, bem como pouco pessoal envolvido, além do eleitor poder auditar seu próprio voto e acompanhar o andamento das eleições, evidentemente o sigilo do voto é mantido” pondera James Araújo.

Segundo o cronograma das eleições, a divulgação do resultado preliminar será na data provável de 28 de outubro de 2016.

Acesse o site das eleições
Mais informações. Clique AQUI