Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA desenvolvem solução para combater formigas

Alunos do IFPA desenvolvem solução para combater formigas

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 11h13
  • Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2016, 11h17

Você já deve ter ouvido falar do ditado que formiga faz bem para visão, não há nenhuma comprovação científica que o inseto traga melhorias para os olhos, mas podemos afirmar que as pequenas formigas podem ser grandes contaminadoras de alimentos, pois passam por diversos lugares e tornam-se agente condutores de microrganismos nocivos ao ser humano. Nas prateleiras dos supermercados você pode encontrar vários inseticidas, mas muitas das vezes esbarramos no alto preço desses itens. Você sabia que podemos combater as formigas utilizando apenas três elementos e com baixo custo?

Ácido bórico, água e açúcar. Com a correta dosagem desses três elementos, obtidos através de cálculos e conceitos da Química, que os alunos Hugo Azevedo, Gabriel Machado e Carolina Barbosa, do curso de Engenharia de Materiais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), produziram um inseticida de baixo custo e baixa toxicidade para o combate de insetos como as formigas. O trabalho, intitulado “Utilização de ácido bórico no combate às formigas domésticas”, foi apresentado na I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA realizada no período de 17 a 21 de outubro no Campus Belém.

Sob a orientação do professor do IFPA, Célio Wataya, os alunos conseguiram obter uma solução de ácido bórico diluído com sacarose muito eficaz no combate às formigas domésticas. “Nosso trabalho fala sobre um formicida de baixo custo e fácil produção, no qual dá para ser feito em casa e atinge um mal muito grande que são as formigas, que podem contaminar a comida e trazer doenças. Nisso a gente fez um estudo da literatura e viu uma quantidade necessária para ser feita de ácido bórico e açúcar” explica o estudante Gabriel Machado.

Segundo o professor Célio Wataya, oportunidades como a I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA, no qual o aluno tem espaço para mostrar uma pesquisa científica, é muito relevante no processo de aprendizagem e amadurecimento profissional dos estudantes. “Eles (os alunos) estão chegando do ensino médio, já têm alguma ideia de trabalho, porém agora estamos no nível superior, incentivando os alunos a fazer projetos, não trabalhos simples, mas um projeto de pesquisa mais aprofundado com análises das substâncias em laboratório. Tudo com o objetivo de mostrar resultados e chegar a uma conclusão” afirma o docente.

A I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA, trouxe como tema “O poder da tecnologia na qualidade dos alimentos” e teve o encerramento na última sexta-feira (21) às dezessete horas no Auditório Central do IFPA Campus Belém com premiação dos melhores trabalhos apresentados. O evento, que contou com a participação de estudantes do ensino médio, técnico e superior das escolas municipais, estaduais e federais de Belém, faz parte da iniciativa do Governo Federal de promover a divulgação da pesquisa científica dentro das escolas com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre simultaneamente em todo país no período de 17 a 23 de outubro.

Texto: ASCOM IFPA

Acesse nossa página oficial