Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Feira de Ciências do IFPA oferece oficina de panificação para os alunos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Feira de Ciências do IFPA oferece oficina de panificação para os alunos

  • Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 16h42
  • Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 17h04
imagem sem descrição.

 

Quem chegava para assistir aula na manhã da última quinta-feira (20), no Laboratório de Química dos Alimentos e Microbiologia do Bloco C, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, encontrava uma atmosfera diferente, o trigo, a água, o sal e o fermento substituíram o lápis, a caneta e a borracha. Os ingredientes eram o ponto em comum no preparo das massas para pão francês, pizza e o croissant que foram estudados do ponto científico pelos participantes da Oficina de Panificação na I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA.

Com o tema “O poder da tecnologia na qualidade dos alimentos”, a I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA ocorreu no período de 17 a 21 de outubro no Campus Belém e envolveu alunos do ensino médio, técnico e superior das redes de ensino municipal, estadual e federal de Belém e região metropolitana. Além de minicursos, mesas redondas e exposições de trabalhos, a programação do evento ainda contou com doze oficinas que proporcionaram o lado prático dos assuntos vistos em sala de aula como a Oficina de Panificação ministrada pela docente do IFPA, Anne Suellen. No caso da Panificação, tanto a Química quanto a Microbiologia são vistas na prática, então a gente tem todo um processo de panificação, ele vai ocorrer justamente por essa junção de proteínas que vão dar essa química de crescimento do pão e também tem por trás a microbiologia através das leveduras, fazendo esse processo fermentativo para dar esse volume e qualidade do pão” explica a professora.

Segundo Anne Suellen, atividades práticas com a participação dos alunos são importantes para o processo de aprendizado, facilitando a assimilação do conteúdo visto nos livros. “A gente dizer para um aluno que a ligação entre as duas proteínas vai formar o glúten, esse glúten é forte e vai formar uma rede, ele não consegue visualizar tão bem. Quando a gente consegue mostrar isso na prática, eles conseguem entender o porquê de fazer uma boa sova, o porquê de fazer um processo todo corretamente para ter um produto final de qualidade. Na prática eles conseguem ver isso e assimilar muito mais rápido” afirma.

Esse viés prático também foi explorado em outros momentos da programação da Feira de Ciências e Tecnologia, abrindo espaço para a alimentação vegana, produção de doce de manga e plantas alimentícias não convencionais. O evento realizado no Campus Belém faz parte da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT”, ação realizada pelo Governo Federal em parceira com as instituições de ensino de todo o País, visando a formação de ambientes propícios para a divulgação científica na classe estudantil.

Texto: ASCOM IFPA

Veja mais
Confira as fotos do evento. Clique AQUI
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página