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PRODIN realiza oficina sobre avaliação e qualificação institucional

  • Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 15h30
  • Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 16h01
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A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) promove, de 12 a 14 de junho, a Oficina “Avaliação e qualificação institucional: Aperfeiçoando o processo de autoavaliação do IFPA”. O objetivo é capacitar os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com relação aos processos de avaliação da educação superior, aos indicadores de qualidade e aos instrumentos usados pelo Ministério da Educação (MEC), na avaliação de cursos de graduação e da instituição.

Voltada para membros da CPA Institucional e das CPAs locais, a oficina pretende preparar esses profissionais para dominar todos os passos de um processo avaliativo. A intenção é capacitá-los para o recebimento das comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), discutir sobre os instrumentos, a legislação e os indicadores de qualidade utilizados pelo MEC e orientar acerca do papel da CPA nos processos de avaliação. 

 O Diretor de Avaliação Institucional do IFPA, Tiago Vieira, conta que já houve casos de conflito de atividades, quando uma CPA Institucional realizou uma pesquisa de autoavaliação e a CPA local fez outra pesquisa, o que causou uma confusão dentro da comunidade. “É um problema que nós pretendemos sanar a partir desse encontro. Vamos definir as atribuições de cada um, para que os membros da CPA tenham mais conhecimento sobre a questão da avaliação, de todo o contexto onde eles estão inseridos, para que haja também uma padronização das atividades e uma diretriz quanto às ações. A finalidade desse evento é justamente agregar primeiro eles, dar conhecimento e alinhar as ações que serão realizadas”, explica o Diretor.

 A oficina aborda diversos temas referentes ao processo avaliativo, como as características e objetivos dos Institutos Federais, a Regulação da Educação Superior, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o relatório produzido, a avaliação de cursos de graduação, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e os instrumentos de avaliação e participação da CPA.

A Autoavaliação

Coordenada pela CPA, a avaliação institucional é uma exigência permanente do MEC. A Comissão é normatizada por meio do SINAES, instituído pela Lei nº 10.861/2004, que visa promover a melhoria da qualidade da educação superior, a expansão adequada da oferta de cursos, o aumento permanente da eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social das instituições de educação superior.

Trata-se de um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. É, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição.

 

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

 

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