IFPA - Instituto Federal do Pará

Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Pesquisa e Inovação Pesquisa III SICTI

III SICTI

E-mail Imprimir

 

A realização do  III seminário de Iniciação, Científica Tecnológica e Inovação das Instituições de Ensino Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (link) é um marco para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa com foco na inovação tecnológica no âmbito do Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica fixadas no Estado do Pará. Trata-se de evento ímpar, o qual congrega a comunidade profissional e acadêmica atuante em nível regional nas suas diversas áreas, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre todos os que têm interesse na área da Educação Profissional e Tecnológica.

O evento receberá contribuições científicas, tecnológicas e inovação envolvendo os temas desenvolvidos pelo conjunto das Instituições de Ensino Tecnológico do Estado, principalmente as que compõem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), as quais são compostas por 12 campi, sediados estrategicamente em municípios do Estado do Pará, os quais têm o compromisso de apresentarem os resultados dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFPA., bem como dos órgãos de fomento do Estado e do País. Tais contribuições são nas áreas de: educação tecnológica, meio ambiente, desenvolvimento de software, comércio exterior, mineração, materiais, automação industrial, agricultura, petróleo e gás, saúde, turismo e hospitalidade, teleinformática, entre outros. O  SICTI tem periodicidade anual, sendo o primeiro e o segundo realizados nos campi Belém e Castanhal, respectivamente, e o terceiro realzar-se-á no município de Tucuruí sediado pelo IFPA-Campus Tucuruí.

O evento conta com o apoio dos IFs, Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs, Escolas Técnicas Federais - ETFs e Escolas Agrícolas - EAFs do Estado do Pará, os quais estão empenhados em difundi-lo, bem como disponibilizando pesquisadores para o comitê científico e contribuindo com ações para êxito deste evento.

As áreas de conhecimento, objeto de pesquisas nas Instituições envolvidas, serão abordadas e agrupadas de forma a acomodar as tendências atuais e futuras de divulgação e exploração dos conhecimentos, pelos meios acadêmicos, científicos e produtivos, no âmbito do Sistema de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará. Para atingir os objetivos propostos no evento, foi constituído o Comitê Científico, formado por professores, pesquisadores e profissionais especialistas das diversas áreas. Esse Comitê desenvolverá um rigoroso processo de avaliação e seleção dos trabalhos, visando garantir a qualidade das contribuições técnicas a serem apresentadas.

O seminário envolve sessões plenárias, proferidas por especialistas renomados, mini-cursos, mesas-redondas e sessões-técnicas com apresentações orais e/ou painéis, relacionadas às áreas temáticas do mesmo.

O III SICTI propõe como tema central do evento: "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável e Combate a Pobreza na Amazônia"

Última atualização ( Seg, 12 de Setembro de 2011 12:06 )