IFPA - Instituto Federal do Pará

• Diminuir Texto
Home Noticias

Noticias

Em parceria, UEPA, UFPA E IFPA, lançam cartilha para informar produtores de pescado artesanal

Em parceria com Uepa (campus de Salvaterra), e IFPA (campus de Abaetetuba), a UFPA, lança, por meio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), uma cartilha baseada na pesca artesanal do estado, com o intuito de informar, e beneficiar a cadeia produtiva da pesca no Pará.

Em Salvaterra, por exemplo, aproximadamente 7 mil pessoas compõem o grupo da População Economicamente Ativa (PEA) da cidade, e destas, cerca de 80% trabalham com a pesca artesanal.

A cartilha tem como enfoque esclarecimentos sobre contaminação (física, química ou biológica) do alimento, higienização dos manipuladores do pescado (forma correta de lavar as mãos) e sobre a conservação dos peixes e do camarão, além de informações sobre locais apropriados para a atividade da pesca. O material é designado a pescadores, a industria, fornecedores e até comerciantes.

Intitulada “Cartilha do Pescador Artenasal”, com 26 páginas, foi disponibilizada para DOWLOAD de forma gratutita. Elaborada com a participação da professora da Uepa, Carmelita Ribeiro, e as pesquisas dos professores da UFPA, Oriana Trindade Almeida e Sergio Luiz de Medeiro Riveiro, conta também com as pesquisas de Marta Coutinho Caetano, professora do IFPA, além das ilustrações feitas pelo professor do curso de Designer da Uepa, Vinicius Lira (campus de Paragominas).

FONTE: G1, http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/07/universidades-lancam-cartilha-sobre-pesca-artesanal-no-para.html

Última atualização ( Seg, 28 de Julho de 2014 11:05 )

Abastecimento de água em Santarém é avaliado através de pesquisa

Alunos do curso técnico em Saneamento do IFPA visitam moradores.

O abastecimento de água em Santarém, oeste do Pará, está sendo avaliado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA). A pesquisa surgiu a partir de um trabalho acadêmico e pretende visitar cerca de 48 bairros de Santarém.

A Ufpa quer verificar a qualidade no abastecimento de água em todo o Estado. Em Santarém, o trabalho de campo está sendo realizado por uma equipe de pesquisadorese alunos do curso técnico em Saneamentodo IFPA. É uma pesquisa de opinião, osmoradores respondem a um questionário, dando informações básicas do bairro onde moram e da situação de abastecimento de água no local.

De acordo com a professora do instituto Elen Andrade, o estudo está baseado em dados oficiais do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da prefeitura e da concessionária de abastecimento de água

Os dados devem ser coletados até o próximo final de semana e em seguida serão encaminhados para Belém.

Dados do portal

Última atualização ( Seg, 28 de Julho de 2014 11:06 )

Processo de seleção interna e externa para a função de PROFESSOR PESQUISADOR e TUTOR - e-Tec Basil

24 de julho de 2014

COMUNICADO Nº 01-SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO PROCESSO SELETIVO OBJETO DO EDITAL Nº 12/2014/PROEN.

Leia abaixo:

COMUNICADO Nº 01 edital 11/2014-TUTOR

COMUNICADO Nº 01- PRORROGAÇÃO DA DATA DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO  SELETIVO OBJETO DO EDITAL Nº 11/2014/PROEN.

Leia abaixo:

08 de julho de 2014

ERRATA - Edital TUTOR 011/2014 E-tec IFPA

_______________________________________________________________

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA) torna pública a abertura das inscrições para o Processo de seleção para a função de PROFESSOR PESQUISADOR - e-Tec Basil/IFPA (Interna e Externa) para atuar nos cursos técnicos subsequentes de INFORMÁTICA, SECRETARIA ESCOLAR, MULTIMEIOS DIDÁTICOS E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, no âmbito da Rede e-Tec Brasil/IFPA, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público.

EDITAL Nº 11/2014 - TUTOR PRESENCIAL e TUTOR À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 12/2014 - PROFESSOR PESQUISADOR

Última atualização ( Qui, 24 de Julho de 2014 19:10 )

Carga Horária Docente

Foi retomada, no dia 21 de maio de 2014, a discussão sobre a carga horária docente através de um Fórum Docente com a participação de representantes das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão. A minuta foi disponibilizada em um BLOG criado exclusivamente para este fim http://cargahorariaifpa.blogspot.com.br/. O resultado destas discussões foi encaminhado no dia 30 de maio à Reitoria.

No dia 05 de junho, a PROEN enviou para todos os campi o Memorando Circular nº 7, juntamente com a minuta da Carga Horária Docente para que a mesma fosse divulgada e discutida.  Também foi solicitado a cada campus que enviasse o nome de um representante que viria representar o campus na reunião do dia 23/06 para discussão da minuta, com o objetivo de consolidar o documento a fim de ser submetido à reunião do CONSUP. Estiveram presentes representantes de Abaetetuba, Altamira Itaituba e Belém, além de representantes da PROEXT, PROPPG e PROEN. Alguns campi que não se fizeram presentes enviaram suas contribuições por e-mail.

Considerando que alguns campi não puderam enviar representantes, a minuta da Carga Horária Docente está sendo disponibilizada no site e receberá contribuições finais até dia 15 de agosto de 2014.

Leia a minuta: Carga Horária Docente

Última atualização ( Qua, 23 de Julho de 2014 15:55 )

IFPA Campus Conceição do Araguaia tem novo diretor

Assume como diretor geral do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Conceição do  Araguaia o professor Rubens Chaves Rodrigues.

Em julho (2014), foi publicada Portaria o nomeando como Diretor Geral do campus em Conceição do Araguaia. “Ao assumir o cargo de Diretor Geral, assumo também a responsabilidade de contribuir com este novo modelo de ensino que é as das Instituições de educação profissional e tecnológica, onde o foco dos Institutos é a promoção da Justiça social”.

Veja a matéria completa AQUI!