IFPA - Instituto Federal do Pará

Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Noticias

Noticias

Eleições de Reitor e Diretores Gerais - IFPA 2014

Eleições de Reitor e Diretores Gerais - IFPA 2014

22 de outubro de 2014

 

> ANEXO II ERRATA 004/2014/CONSUP/IFPA <

 

_________________________________________________________

20 de outubro de 2014

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NORMAS PARA ESCOLHA DOS MEMBROS REPRESENTANTES DAS COMISSÕES ELEITORAIS LOCAIS E DA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL, RESPONSÁVEIS POR CONDUZIREM O PROCESSO DE CONSULTA PARA OS CARGOS DE DIRETORES GERAIS DE CAMPI E DE REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – IFPA.
A PRESIDENTA DA COMISSÃO ELEITORAL DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 168 / GAB, publicado no DOU em 15/09/2014, resolve tornar público o resultado final das inscrições relativas ao Edital nº 02/2014 CONSUP.
 
 

 

______________________________________________________________

16 de outubro de 2014

 

Relação preliminar dos candidatos a membros da Comissão Eleitoral Local da Reitoria, na categoria Técnico-administrativo em Educação

 

 

REITORIA:

1 - ROSA CRISTINA AZEVEDO GOIS  (SIAPE - 1664393)

2 - GLEICE DO SOCORRO BITTENCOURT DOS REIS (SIAPE - 2122760)

3 - TAYAN ROBERTO SILVA MARTINEZ (SIAPE -01465323)

4 - WALDEMIR MONTEIRO BEZERRA  (SIAPE - 2130416)

 

 

_______________________________________________________

 

10 de outubro de 2014

 

Os candidatos a membros das comissões eleitorais locais poderão se inscrever até o dia 16 de outubro de 2014, de 08 as 12hs e de 14 as 18hs, respeitando o calendário de expediente dos Campi e Reitoria do Instituto. Os candidatos também poderão fazer suas inscrições online, através do link abaixo, até as 18hs do dia 16 de outubro de 2014.

 

> ERRATA 003/2014/CONSUP/IFPA <

 

> Inscrições encerradas <

 

_____________________________________________________

09 de outubro de 2014

 

> Errata 002/2014/CONSUP/IFPA <

_________________________________________________________

09 de outubro de 2014

 

As inscrições dos Candidatos a membros das comissões eleitorais acontecem no dia 10 de outubro de 2014, nos Campi e Reitoria do IFPA.

Na Reitoria as inscrições serão realizadas na sala em anexo ao Gabinete de 08 as 12 horas e de 14 as 16 horas.

 

Poderão ser representantes escolhidos por seus pares aqueles que preencherem os seguintes requisitos:

·       Professores efetivos e ativos do quadro de pessoal permanente do IFPA;

·       Estudantes regularmente matriculados com idade mínima de dezesseis anos completos;

·       Servidores técnicos administrativos efetivos e ativos.

 

4.2. Não poderão ser representantes escolhidos por seus pares:

·       Membros titulares e suplentes do Conselho Superior;

·       Discentes que estejam na condição de reprovados por falta ou que tenha recebido alguma advertência ou suspensão nos últimos 6 meses;

·       Ocupantes de cargo de direção sem vínculo permanente com o IFPA;

·       Professores substitutos contratados com fundamento na lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993;

·       Candidatos que estejam enquadrados em uma das situações prevista nos Art. 81 a 95 da Lei n° 8.112/90.

 

 

_________________________________________________________

 

ASSEMBLÉIA GERAL

 

Para conduzir o processo de escolha dos membros da Comissão Eleitoral Local, Foi criada, no dia 09 de outubro de 2014, uma subcomissão na Reitoria. Conduzido pela Reitora “Pro Tempore” substituta, a subcomissão está composta por três (03) Técnicos Administrativos.

A Subcomissão é composta pelos servidores:

1. Sandra Helena Rodrigues;
2. José Inácio Netto;
3. Waldemir Bezerra.

 

 

 

 

 

 

 

___________________________________________________________

 

08 de outubro de 2014

 

ERRATA DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NORMAS PARA ESCOLHA DOS MEMBROS REPRESENTANTES DAS COMISSÕES ELEITORAIS LOCAIS E DA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL, RESPONSÁVEIS POR CONDUZIREM O PROCESSO DE CONSULTA PARA OS CARGOS DE DIRETORES GERAIS DE CAMPI E DE REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – IFPA

 

> EDITAL Nº 02/2014 / CONSUP / IFPA <

 

________________________________________________________________

 

07 de outubro de 2014

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NORMAS PARA ESCOLHA DOS MEMBROS REPRESENTANTES DAS COMISSÕES ELEITORAIS LOCAIS E DA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL, RESPONSÁVEIS POR CONDUZIREM O PROCESSO DE CONSULTA PARA OS CARGOS DE DIRETORES GERAIS DE CAMPI E DE REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – IFPA.

A COMISSÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, designada pela Portaria nº 168, publicada no DOU de 15 de setembro de 2014, vem a público convocar os Docentes, Técnicos Administrativos em Educação e Discentes do IFPA, para a escolha dos membros representantes das categorias acima citadas que comporão as Comissões Eleitorais Locais e a Comissão Eleitoral Central, responsáveis pela condução do processo de eleição/consulta, em conformidade com a Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e com o Decreto Federal nº 6.986, de 20 de outubro de 2009.

 

 

> EDITAL Nº. 002/2014/CONSUP/IFPA <

 

_________________________________________________________

 

 

15 de setembro de 2014

 

Conforme reunião de posse dos novos Conselheiros do Conselho Superior – CONSUP, biênio 2014-2015, realizada no dia 08 de setembro de 2014, os Conselheiros abaixo relacionados foram designados como Comissão do Conselho Superior para selecionar os membros da Comissão Eleitoral Central para Eleição de Reitor e Diretores Gerais no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.

 

Presidente: Mary Lucy Mendes Guimarães

Membro: Félix Junior Justino do Carmo

Membro: Ronaldo nunes Ramos

Membro: Joel Jefferson Ribeiro Simões

Membro: Carlos Renato Lisboa Francês

 

> Veja no D.O.U <

 

Última atualização ( Qua, 22 de Outubro de 2014 20:54 )

 

TOEFL/ITP - INSCRIÇÕES ATÉ 24/10

TOEFL/ITP - INSCRIÇÕES ATÉ 24/10

 

O Governo Federal, no sentido de fomentar a mobilidade acadêmica, está oferecendo gratuitamente o exame TOEFL ( Test  of  English as a Foreign Language )  aos  alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e  pós-graduação da Rede Federal  assim como aos servidores das instituições Federais de Ensino.

O exame  avalia a proficiência em língua inglesa,  e é um dos mais procurados por pessoas que desejam ingressar em universidades de  países  cujo idioma é o inglês. É  aceito, além de universidades, por  órgãos governamentais do mundo todo.

Agora, o IFPA é um Centro Aplicador do referido exame, certificado pela  MASTERTEST, empresa de certificação internacional, e os  aplicadores são professores da própria instituição, capacitados  pela referida empresa.

Vagas ainda estão disponíveis para os testes que serão realizados no dia 30 de outubro. Garanta a sua vaga. A inscrição é gratuita! Aproveitem essa oportunidade! 

 

Os testes acontecerão no Auditório Central do IFPA - campus Belém e as provas serão feitas exclusivamente com uso de lápis (2b).

 

Passo a passo para inscrição:

Através do endereço: isfaluno.mec.gov.br . Escolha  a janela verde e clique em “Centro Aplicador”, selecione  “primeiro acesso” e siga as orientações da tela. Você receberá  via  e-mail  uma  senha provisória. Retorne à pagina de inscrição, aonde será solicitado a inserção da senha. Siga as instruções da tela a partir desse passo.

Caso haja algum problema na sua inscrição, escolha a aba “fale conosco” da própria página  e registre o ocorrido.

Última atualização ( Qua, 22 de Outubro de 2014 07:14 )

Curso Técnico em Secretaria Escolar do e-Tec , inaugura o 1º laboratório de Informática em Breves

Curso Técnico em Secretaria Escolar do e-Tec , inaugura o 1º laboratório de Informática em Breves

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Breves viveu um momento históricono dia 01 de outubro, quando realizou a aula inaugural do Curso Técnico em Secretaria Escolar, do Programa Profuncionário, na modalidade subsequente de Educação a distância, sendo a turma pioneira no Marajó.

Se antes o espaço do Laboratório e suas instalações eram precários, com computadores deteriorados e sem condições de uso para atender as demandas dos estudantes, a inauguração do laboratório do e-Tec significou a efetivação do primeiro Laboratório de Informática do IFPA Breves. Vale ressaltar que o laboratório móvel foi gentilmente emprestado pelo campus de Castanhal para atender as demandas emergenciais dos estudantes do Curso Técnico em Informática, em março deste ano.

O Diretor do Campus prof. Dr. Mário Médice, o Diretor de Ensino Romildo Araújo, o Coordenador do Polo de Breves, prof. Antônio Dantas, a representante da Secretaria Municipal de Educação prof. Lucijane Bezerra, o Diretor do grupo Soft-line Reginaldo Sarraf e os servidores do IFPA Campus Breves saudaram os novos discentes. Em seguida o Coordenador do Polo de Breves, Antônio Dantas, apresentou a estrutura organizacional do curso e informações gerais de funcionamento do Polo em Breves. 

Os discentes provenientes de vários municípios como: Bagre, Breves, Curralinho e Melgaço receberam o material do curso, conheceram o novo laboratório de Informática e participaram de um coquetel de Boas- Vindas, com reconhecimento que são estudantes efetivos do IFPA Campus Breves, gozando de todos os direitos.

O Curso Técnico em Secretaria Escolar tem por objetivo promover a formação profissional técnica de nível médio subsequente, na modalidade à distância, para profissionais da educação que atuam em áreas de apoio às atividades pedagógicas e administrativas nas escolas públicas de educação básica. O Coordenador Antônio Dantas considerou bastante relevante à aula inaugural: “Os estudantes nos pareceram compromissados e empolgados com o curso”.

Agradecemos a Coordenação Geral do e-Tec/IFPA, a Prefeitura Municipal de Breves e a SEMED, pela adaptação necessária para a implantação do Polo do eTec/IFPA em Breves, passo fundamental para atender as demandas do Marajó.

 

 

Matéria enviada por:

Eliane Alves Melo – Ascom

Mário Médice Barbosa – Diretor Geral

Última atualização ( Ter, 21 de Outubro de 2014 18:34 )

Educar é missão que envolve 2,5 milhões de profissionais do ensino em todo o país

Educar é missão que envolve 2,5 milhões de profissionais do ensino em todo o país
 
 
A Reitoria do IFPA parabeniza e agradece os professores que tem honradamente construído gerações. Que neste dia, em que os professores são homenageados, possamos refletir sobre sua importância, não somente para o crescimento do nosso Instituto mas principalmente para cada aluno e aluna que em nossas salas e espaços buscam conhecimento e levam mais que isto, aprendem sobre respeito, cultura, técnicas e conceitos que utilizarão durante toda sua vida. Não é maravilhoso quando reencontramos uma aluna ou aluno que está inserido no mercado de trabalho ou fazendo uma pós graduação? O professor é responsável pelas mudanças na sociedade na medida em que exerce a sua paixão de ensinar e aprender enquanto ensina.
Graças aos professores, com o necessário suporte técnico administrativo, temos construído (ou reconstruído) a nós mesmos e aperfeiçoado toda a sociedade a partir dos milhares de alunos e ex-alunos do IFPA. Obrigado !
 
Diretoria de comunicação - ifpa
 
_________________________________________________________________________
 
 

 

PARA COMEMORAR O DIA 15 DE OUTUBRO, A PRÓ-REITORIA DE ENSINO PRESTA JUSTA HOMENAGEM AOS PROFESSORES QUE ATUAM EM TODOS OS CAMPI DO IFPA ENFRENTANDO GRANDES DESAFIOS E EMPENHANDO-SE PARA QUE A EDUCAÇÃO CONTINUE A TRANSFORMAR REALIDADES SOCIAIS EXIGINDO DE NÓS PRESTIMOSO SERVIÇO.
NOSSA HOMENAGEM AOS PROFESSORES DO IFPA NO TRANSCURSO DE SEU DIA TRADUZ-SE NOS VERSOS DE UM ESCRITOR BRASILEIRO, PARAENSE DE ALMA: MÁRIO FAUSTINO. AO EVOCAR O AMOR QUE TUDO SUSTENTA E FORTALECE, O POETA PODE NOS DIZER SOBRE O AMOR À PROFISSÃO, SOBRE NOSSAS CONVICÇÕES, ALEGRIAS E LUTAS, NOSSOS CANTOS DE VITÓRIA.
 
 
FELIZ DIA DO PROFESSOR!
 
O MUNDO QUE VENCI DEU-ME UM AMOR
Mário Faustino
O mundo que venci deu-me um amor,
Um troféu perigoso, este cavalo
Carregado de infantes couraçados.
O mundo que venci deu-me um amor
Alado galopando em céus irados,
Por cima de qualquer muro de credo,
Por cima de qualquer fosso de sexo.
O mundo que venci deu-me um amor
Amor feito de insulto e pranto e riso,
Amor que força as portas dos infernos,
Amor que galga o cume ao paraíso.
Amor que dorme e treme. Que desperta
E torna contra mim, e me devora
E me rumina em cantos de vitória...
 
 
 

 
Um Bom Professor, Um Bom Começo
Autor:Max Haetinger
 
A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, um bom professor
Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor
No trilho de uma ferrovia…(um bom professor)
No bisturi da cirurgia…(um bom professor)
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor
No sonho que se realiza…(um bom professor)
Cada nova ideia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina…(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor
Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor
 

DIA DO PROFESSOR

Educar é missão que envolve 2,5 milhões de profissionais do ensino em todo o país 

Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 - 08:40 

 

A data de 15 de outubro marca a comemoração do Dia do Professor no Brasil, uma homenagem aos 2,5 milhões de docentes que exercem a atividade no país na educação básica e na educação superior. É um reconhecimento da importância do trabalho desempenhado por esses profissionais, que contribuem para a formação e para o desenvolvimento do povo brasileiro.

De acordo com a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2013, o número de pessoas no Brasil em atividade de docência é de 2.141.676. Em nível de graduação e pós-graduação, segundo o Censo da Educação Superior do mesmo ano, 367.282 profissionais exercem funções educadoras — aproximadamente 48,84% trabalham em tempo integral; 25,36%, em tempo parcial e 25,78% são horistas.

A maioria dos 367 mil docentes da educação superior (321 mil) tem mestrado ou doutorado. Nos últimos dez anos, o número de mestres e doutores na rede pública cresceu 90% e 136%, respectivamente.

Origens — A origem da data remete a D. Pedro I, que baixou decreto imperial, em 1827, criando o ensino elementar no Brasil. O documento determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O texto regulamentava ainda a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os docentes deveriam ser contratados.

Após 120 anos desse decreto imperial (1947), ocorreu a primeira comemoração dedicada ao professor. A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker. À época, ele propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas e trocas de experiências. Segundo o discurso de Becker, “professor é profissão; educador é missão”.

A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

 

MEC

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Última atualização ( Qua, 15 de Outubro de 2014 11:40 )

MinC estimula universidades e institutos federais a desenvolverem planos de cultura

MinC estimula universidades e institutos federais a desenvolverem planos de cultura

> VEJA O EDITAL <

> VEJA O EDITAL NO DOU <

> LEIA MAIS <

 

De 8 de outubro a 10 de fevereiro, universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia poderão se inscrever no edital Mais Cultura nas Universidades, que destinará R$ 20 milhões para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O programa, lançado nesta quarta-feira, é uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

 

"Este projeto vai enriquecer a vida cultural dos estudantes das universidades e institutos federais de educação", destaca a ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Vamos dar uma injeção para que vários projetos culturais possam ser realizados. E também a reforma dos equipamentos culturais, que normalmente são os mais sofridos dentro das universidades", completa a ministra.

Para o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, um dos diferenciais do edital é a possibilidade de as universidades e os institutos federais firmarem parceria entre si e com instituições, empresas ou pessoas físicas, como centros de ensino, universidades estaduais e municipais, gestores e produtores culturais, Pontos de Cultura, comunidades locais e tradicionais e movimentos sociais, entre outros. "Isso possibilita a apresentação de projetos mais robustos, que podem ser, inclusive, regionais", afirma. 

O professor José da Costa Filho, vice-reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), destacou a participação das universidades e institutos federais na elaboração do edital. "Nossas opiniões e sugestões foram muito bem acolhidas pelo MinC e pelo MEC", ressalta. "Nossa expectativa é de que o projeto se amplie, amadureça e as universidades federais respondam com projetos fortes e animadores", completa.

O secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, afirma que havia uma expectativa grande das universidades e institutos federais em relação ao lançamento de um programa nos moldes do Mais Cultura nas Universidades. "Com este edital, voltada ao ensino superior, o Mais Cultura nas Escolas, que criamos para atender escolas de ensino médio e básico, e o edital ´Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade´, que lançamos hoje e é voltado à educação infantil, estamos contemplando todos os níveis de ensino", observa.

 

> VEJA O EDITAL <

> VEJA O EDITAL NO DOU <

> LEIA MAIS <

 

Planos de Cultura

As instituições interessadas em participar do edital deverão elaborar um plano de cultura que contemple objetivos, ações e metas para um período de 12 a 24 meses. Os planos devem enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

Entre as atividades que poderão ser apoiadas pelo Mais Cultura nas Universidades estão o apoio a atividades culturais em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, a criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

Os planos de cultura inscritos serão selecionados por um comitê técnico formado por representantes da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, das secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Também participaram do lançamento do edital, por parte do MinC, os secretários do Audiovisual, Mario Borgneth, e de Fomento e Incentivo à Cultura, Ivan Domingues, e o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural, Pedro Vasconcellos. Pelo MEC, o diretor de Políticas e Programas de Graduação da Sesu, Dilvo Ristoffi, e o representante da Secretaria de Ensino Tecnológico, Rafael Almada. Pelas universidades, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, o coordenador de Cultura do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Rogério Santos, e a representante do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).

_________________________________________________

O formulário de incrição deve ser preenchido e enviado, via Sedex, com toda a documentação solicitada no edital, para o endereço:

Ministério da Cultura (MinC)
Secretaria de Políticas Culturais (SPC)
Edital – Mais Cultura nas Universidades
Quadra 09, Lote C, Torre B, 10º andar – Edifício Parque Cidade Corporate
CEP: 70308.200 – Brasília (DF)

__________________________________________________

> VEJA O EDITAL <

> VEJA O EDITAL NO DOU <

> LEIA MAIS <

Última atualização ( Qua, 15 de Outubro de 2014 10:27 )

Página 1 de 422