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IFPA capacita equipes de ensino

Proen trouxe palestrantes atuantes na Rede Federal e promoveu amplo debate

  • Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 17h19
  • Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2018, 17h30
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A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Pará (IFPA) promoveu, de 14 a 17 de maio, no IFPA campus Belém, a Capacitação das Equipes de Ensino por meio da realização do II Curso de Coordenadores de Curso do IFPA, o III Encontro das Equipes Pedagógicas do IFPA e o Fórum de Coordenadores de Curso da Educação Básica e Profissional, com o tema: Práticas de Gestão e Pedagógicas Integradas no IFPA.

 

Ao todo foram 12 palestras tratando de temas bem abrangentes: desafios da educação de jovens e adultos, educação a distância, os sistemas educacionais EMEC/SISTEC/PNP, práticas pedagógicas integradas nos cursos técnicos e integrados, políticas de inclusão, construção da identidade institucional, formação de professores no Pará, política de permanência e êxito, Sigaa como ferramenta de gestão, Educação do Campo e a ressignificação do Ensino Agrícola.

 

O Curso de Coordenadores de curso do IFPA reuniu os coordenadores de cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação para tratar sobre as atribuições do cargo e sobre a legislação educacional brasileira. O Encontro das Equipes Pedagógicas do IFPA foi voltado às atribuições de Pedagogos e Técnicos Administrativos Educacionais (TAES) para o acompanhamento das políticas educacionais e ações de ensino nos campi. Enquanto no Fórum de Coordenadores de Curso da Educação Básica e Profissional, que ocorreu no último dia, 17 de maio, apresentou-se e discutiu-se com os coordenadores de cursos as políticas que ainda estão sendo implementadas e o documento com as diretrizes para a reorganização dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – foi um espaço de socialização, discussão e assessoramento da Educação Básica no IFPA.

 

 “A Proen tem trabalhado dessa forma, colocando os documentos em discussão, seja com diretores de ensino, com as equipes específicas que vão lidar com aquela normativa, a comunidade acadêmica de uma forma geral, dependendo da natureza do documento, no sentido de ter a participação das pessoas, especialmente as que estão se envolvendo com o cotidiano daqueles elementos que serão regulados”, esclarece a Pró-reitora de Ensino do IFPA, Elinilze Guedes Teodoro, sobre o Fórum de Coordenadores.

 

Avaliação do evento

“Esta capacitação foi altamente exitosa. Com a perspectiva da integração, aproximação das equipes, nós trabalhamos temáticas essenciais da nossa atuação que é a educação de jovens e adultos, cursos integrados e a formação de professores”, ressalta a Pró-reitora de Ensino do IFPA, Elinilze Guedes Teodoro.

 

Todas as palestras foram elogiadas, mas a mais comentada foi sobre a escuta no ambiente educacional. A Pró-reitora ressalta que a escuta é cada vez mais necessária no espaço de ensino e não pode ser assumida somente pelo psicólogo. Ela é uma atividade que é própria da natureza da equipe pedagógica, mas que os professores também precisam exercer juntamente com os coordenadores de cursos.  “Precisamos sensibilizar a todos porque vivemos tempos difíceis. A gente tem tido momentos recorrentes de tentativa de suicídio entre os nossos alunos, de comportamentos de automutilação. Uma série de questões que demonstram que o nosso aluno sofre por diversas razões e precisa ser ouvido dentro do espaço educacional. A escuta é uma tarefa de todos. Cabe a qualquer pessoa perceber que o outro está passando e precisa ser ouvido. Seja um colega de trabalho, seja alguém da própria equipe pedagógica que também precisa ser ouvida, seja o diretor, somos pessoas e a gente precisa falar e ser ouvido”, afirma.

 

Na avaliação da Técnica em Assuntos Educacionais do IFPA campus Abaetetuba, Graça Elda Vasconcelos, as palestras foram muito bem escolhidas. A maioria abordou temas gerais e de interesse dos servidores da área de ensino, apropriadas inclusive para um público maior, não só para a equipe pedagógica ou coordenadores. Para exemplificar, cita a questão da escuta no ambiente de ensino. “É um tema importante para os professores de todos os campi, não só os coordenadores. Mesmo que a gente socialize o que escutamos com eles, não é a mesma coisa de eles mesmos ouvirem o profissional especializado. A gente se identificou muito com o que foi dito”, cometa.

 

Graça comenta ainda que as palestras, os temas abordados, são de extrema relevância tanto para a equipe pedagógica como para a equipe de coordenadores de curso por conta da grande rotatividade nos cargos. “Em Abaetetuba, por exemplo, o quadro de coordenadores é novo. Para estes, estas informações são essenciais para que possam dar andamento e encaminhamento aos procedimentos da melhor forma possível. Outro ponto que destaco do encontro é o debate sobre a identidade institucional. Vejo como fundamental reconhecer nossa identidade, como servidores do IFPA, conhecer quem é a nossa Instituição, como ela se constitui e buscar com que a gente se identifique com esta instituição para servir à comunidade da melhor forma possível. Ainda ressalto positivamente o fato de terem abordado o SIGAA, embora o sistema já tenha um bom tempo que foi instituído, pois há muitas dúvidas sobre como preencher corretamente os dados. É um sistema complexo, não é tão simples. Temos muitas dúvidas de como fazer o lançamento de notas, por exemplo. A Proen oferece oficinas nos campi, mas, dadas as nossas dificuldades, precisaríamos de formação sistemática sobre o Sigaa, pois há uma rotatividade muito grande de servidores e coordenadores”, esclarece sua opinião.

 

Ao final do encontro, normalmente os participantes ajudam a redigir uma carta. Desta vez, a Pró-reitora decidiu fazer diferente e escrever aos participantes. A leitura do documento se deu na quinta-feira, no encerramento dos dois primeiros eventos. “Estamos muito felizes com a participação dos campi. Dos 18 campi, participaram 17, uma participação bastante significativa, tanto de membros da equipe pedagógica como de coordenadores de curso. A gente entende que esse é um esforço institucional muito grande, pois todos os campi estão neste contexto de restrições orçamentárias. Os gestores dos Campi percebem a relevância de uma formação dessa natureza e a outra coisa que a gente contou com a participação de pessoas que tem projeção nacional na Rede Federal, ao longo dos três dias, nos ajudando a pensar sobre essas questões que estavam propostas. Tudo isso foi muito relevante para qualificar nosso encontro, para garantir que os debates fossem mais profundos e que as coisas fossem tratadas de uma forma mais aprofundada”, avaliou a Pró-reitora.

 

Próximo Evento do Proen

A Proen já está trabalhando para a realização do próximo evento programado para ocorrer no mês de junho, de 12 a 14 - o Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais, no auditório da Biblioteca.

 

 

Assista as palestras na íntegra, acesse o canal do IFPA no YouTube

Veja as fotos do evento na página do IFPA no Facebook.

 

 

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