Encontro reúne profissionais da saúde do IFPA

• Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 22h44
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 23h02

A saúde do servidor é um assunto de grande importância para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), foi por isso que a Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV) do Instituto realizou hoje o Encontro de Profissionais de Saúde do IFPA. Servidores de vários campi vieram participar da programação, que aconteceu no Auditório Central do Campus Belém.

Voltado para assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, nutricionistas, psicólogos e servidores que atuam na área de assistência e qualidade de vida, o Encontro buscou ampliar os espaços de discussão sobre a necessidade de sistematizar e padronizar as ações e atividades dos servidores de saúde do Instituto, em todos os campi. “O objetivo é a integração dos servidores da área de saúde, que eles possam se conhecer e que a gente possa estimular a articulação de ações voltadas para saúde do servidor, principalmente promoção à saúde”, explica a coordenadora do evento, Larissa Barradas, médica perita da Reitoria.

A programação contou com a participação de profissionais externos, que vieram contar um pouco de suas experiências em outros órgãos. Barbara Troeira apresentou o serviço de saúde realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Úrsula Gomes falou sobre o trabalho realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região (TRT 8). Durante a parte da tarde, foi realizada a oficina “Construindo a promoção a saúde do servidor”.

Segundo Larissa Barradas, a programação foi pensada para compartilhar experiências e sair com soluções práticas. “Nós trouxemos profissionais de outros órgãos pra que eles possam explanar como é feita essa promoção da saúde, pra que a gente possa ter modelos e exemplos. A oficina da tarde é para que a gente consiga sair com uma construção de propostas daqui, com algumas deliberações. Todos os servidores vão se conhecer e vão colocar o que já fazem dentro do seu campus e, a partir daí, tentar sair com algumas deliberações já, algumas propostas pra se por em prática”, completa Larissa.

Treinamento SIASS

Aproveitando o público que veio para o Encontro, o IFPA e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão realizam amanhã (05) o Treinamento Operacional para Utilização do Módulo de Perícia Oficial em Saúde do Servidor. A intenção é que os participantes conheçam os procedimentos, critérios, direitos e regras, leis, caminhos e ferramentas para a gestão das informações, emissão de pareceres e atividades periciais necessárias para a concessão de benefícios estipulados em lei. Atividades práticas serão realizadas em laboratório, a fim de ensinar os recursos e funcionalidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

Fotos: Daniela Gomes - ASCOM IFPA Reitoria