Fórum de Gestores de Extensão, 1º Encontro de Egressos do IFPA e VII SICAT: Campus Castanhal fecha semana de grandes eventos

• Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 02h14
  • Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 02h47

O Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará sediou um conjunto de eventos simultâneos no período de 28 de novembro à 01 de dezembro; o Fórum de Gestores de Extensão do IFPA 2017, o 1º Encontro de Egressos do IFPA e a sétima edição da Semana de Integração de Ciência, Arte e Tecnologia - SICAT.

Foi uma semana de enfoque acadêmico e cultural, com a reunião de diversos profissionais, egressos, alunos do ensino Técnico, da Graduação, Pós-graduação e também, alunos artistas. Isso mesmo, artistas! A semana no campus Castanhal foi intensa e, inovou ao apresentar atividades culturais em meio às rodadas de palestras com os mais experientes profissionais do mercado. E o tema principal foi: IFPA Castanhal 45 anos de formação profissional e tecnológica na Amazônia.

No dia 28, nos períodos da manhã e da tarde, houve o Fórum de Gestores de Extensão do IFPA com a presença do Prof. Cláudio Alex, Reitor do IFPA, que conduziu a primeira fala do dia, logo após a manhã seguiu com discussões comandadas pelo Pró-reitor de Extensão Prof. Fabrício Alho, "o Fórum é um momento estratégico que conta com a participação de quase todos os gestores de extensão, que se fizeram presentes no evento, foi possível a troca de experiências , onde se conversou sobre as boas práticas e metodologias necessárias a serem adotadas nas unidades de ensino para promover, de forma integrada, o crescimento educacional e a formação dos nossos aluno", comentou.  Já para a Profª Écia Romão, Coordenadora de Extensão do Campus Breves, "o Fórum é uma enorme oportunidade de integração e compartilhamento de experiência, sendo o contato presencial de suma importância para qualificar os gestores, já que o Campus a que pertence é, de certa maneira, geograficamente isolado, muito embora possua grande número de atividades extensionistas, essas voltadas principalmente, para a realidade marajoara". Completou a professora.

No período da tarde, houve credenciamento e mais à noite a abertura oficial da VII SICAT com atividades culturais e a participação de alunos que conduziram as atrações musicais, e lançamento do Livro "Interface entre a Pedagogia da alternância e o Proeja: Uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem", com a fala da Pedagoga Josiane Costa Almeida.

Em seguida houve cerimônia solene de abertura com mesa presidida pelo Pró-Reitor de Extensão Prof. Fabrício Alho e composta pelo Diretor de Pesquisa, Pós-graduação, inovação e Extensão do campus, Professor Luís André Barbas, representando o Diretor geral e os Professores Augusto José Pedroso e José Ferreira dos Santos, representante dos egressos. O professor Luís André Barbas congratulou os professores e alunos envolvidos na organização. “Sabemos do trabalho que é organizar uma semana acadêmica e o nosso papel como servidores é proporcionar esse bem à comunidade, parabéns mesmo, à programação de atividades, participação de alunos e apoio do corpo docente”, enfatizou.

Ao final da solenidade houve a palestra do Prof. José Ferreira dos Santos: De Outeiro à Castanhal, meio século de fragmentos históricos. Um relato pessoal de história e experiências desde a fundação do Patronato Agrícola Manoel Barata em Outeiro, até a transformação em Instituto Federal, já em Castanhal.

Durante os dias seguintes, os eventos proporcionaram, mesas redondas, fóruns de discussões, mini-cursos, oficinas, mostras e apresentação de trabalhos, apresentações orais, exposição de banners, palestras e uma programação cultural extensa com festivais culturais, leitura de poesias, apresentações de dança e torneios esportivos, e contou com grande número de participantes, totalizando 650 inscrições aproximadamente.

A aluna do curso Técnico Integrado de Agropecuária, Luciana Miranda afirma que os eventos dessa semana foram importantes para que se possa ver, na prática, o que se aprende em sala de aula, "é muito importante unificar essas duas experiências, teoria e prática, e sair da rotina. É uma maneira de aguçar esse interesse pelo aprendizado" diz a jovem.

Para o egresso Rafael Lira, concluinte do curso de Agricultura de 2016, o I Encontro de Egressos do IFPA foi a oportunidade de reencontrar o ambiente que o formou. "É sempre muito bom voltar onde a gente aprendeu as coisas que nos dão suporte para o nosso trabalho, é bom saber também, o que cada um está fazendo, pois depois da conclusão do curso, o afastamento dos amigos é um processo natural, diz. "Mas é muito bom estar em casa". Completa o microempreendedor, que hoje trabalha no fornecimento de soluções que diminuam o custo em rações para microprodutores agrícolas. Ele relata que o que aprendeu no IFPA deu suporte para o seu empreendimento e tem planos de crescimento para 2018.

No dia 01 de dezembro no fim da tarde houve muita descontração com premiações de destaques para Banner, Apresentação oral, Trabalhos, Garota e Garoto - SICAT, Egresso destaque, escolha do Mascote do SICAT, resultado dos torneios de futsal e voleibol, além da premiação para o Show de talentos.

Confira mais imagens aqui.

Texto: Kleber Dumerval - ASCOM IFPA Reitoria

Imagens: Daniela Gomes - ASCOM IFPA Reitoria