Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFPA

  • Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 19h02
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 19h05
  • Acessos: 2818
imagem sem descrição.

 

Diante de problemas ocorridos em recente pesquisa realizada no Sistema Integrado de Gestão do IFPA (SIG), composto pelos sistemas SIGAA, SIPAC, SIGP e SIGPP, e diante da proximidade da pesquisa de autoavaliação institucional do exercício 2017, consideramos de suma importância esclarecer a comunidade acadêmica sobre alguns pontos.

Inicialmente é importante esclarecer que os dados de identificação dos participantes são sigilosos e são utilizados na análise apenas para classificação das repostas por categoria (técnico-administrativo, docente e discente), por unidade (campi e Reitoria) e por curso. Dessa forma, ressalta-se a anonimato da pesquisa, com a garantia de que não haverá divulgação ou repasse de informações para gestores e comunidade interna/externa vinculando os dados de identificação dos respondentes às suas respectivas respostas. Ressalta-se também que em todas as edições anteriores da pesquisa de autoavaliação institucional nunca houveram problemas quanto ao vazamento de dados de identificação e respostas dos participantes. Portanto, a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) Institucional, juntamente com as CPAs Locais dos Campi, reforçam seu comprometimento quanto ao sigilo e ao anonimato da pesquisa.

Além disso, informamos que a aplicação do questionário de autoavaliação por meio do SIG faz-se necessária para poder assegurar que apenas a comunidade acadêmica do IFPA participará da pesquisa, evitando assim que pessoas externas possam acessar a pesquisa. Essa é uma recomendação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) que especifica como comunidade acadêmica os docentes, os técnico-administrativos, os discentes da instituição e a sociedade civil organizada.

Aproveitamos ainda para reforçar a importância da participação de todos na pesquisa de autoavaliação. Porquanto participando você exercerá o direito de opinar sobre os assuntos relativos aos serviços prestados por esta Instituição de Ensino Superior (IES), bem como tornar-se sujeito ativo das mudanças na instituição, pois a partir dos resultados da autoavaliação os gestores e colegiados poderão elaborar seus planejamentos e propor planos de melhorias para a instituição baseados na opinião da comunidade acadêmica. Portanto, quanto mais pessoas participarem, maior será a confiabilidade da pesquisa e a efetividade dos seus resultados para melhoria da instituição.

Por fim, vale ressaltar que tanto a CPA Institucional quanto as CPAs Locais dos Campi do IFPA são comissões autônomas aos conselhos e demais órgãos colegiados da instituição, são compostas por representantes de todas as categorias supracitadas que compõem comunidade acadêmica e têm por atribuições a condução dos processos de avaliação internos (autoavaliação) da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Desde já, agradecemos a compreensão e participação de todos os discentes, docentes e técnico-administrativos do IFPA.

 

Texto: Comissão Própria de Autoavaliação Institucional do IFPA

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página