IFPA abre consulta pública para construção da Política de Curricularização da Extensão

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 15h55
  • Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 16h33

Por Pró-Reitoria de Ensino (PROEN IFPA)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está construindo uma Política de Curricularização da Extensão e conta com a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos e gestores nesse processo. O documento está em consulta pública, no período de 20 de junho a 15 de julho, para receber contribuições de todos os segmentos da comunidade acadêmica institucional. A Política trará diretrizes para inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação do IFPA.

Após receber as contribuições, a versão final da resolução será consolidada e encaminhada ao Conselho Superior (CONSUP), com previsão de publicação no mês de agosto de 2017. A Política de Curricularização da Extensão trará impactos nos processos de planejamento pedagógico dos cursos de graduação, já a partir do segundo semestre de 2017. Para participar da construção desse documento, é necessário fazer login no Sistema SIG, por meio do Painel do Servidor ou Painel do Aluno, no site do IFPA.

Com a Política de Curricularização da Extensão do IFPA, pretende-se atender à meta prevista no Plano Nacional de Educação, onde 10% da carga horária das matrizes curriculares dos cursos de ensino superior devem ser destinados a atividades de extensão. As discussões sobre a Política iniciaram em 2016 e envolveram a participação de diretores e coordenadores de ensino, pesquisa e extensão dos diversos campi, coordenadores de cursos de graduação, equipes pedagógicas, representantes das secretarias acadêmicas e auxiliares institucionais.

“Trata-se de um avanço formidável que deve estreitar a relação de nossos cursos com a sociedade, socializando com esta os resultados do processo de aprendizagem e de produção acadêmico-científica de nosso Instituto e possibilitando aos nossos graduandos uma vivência teórico-prática mais intensa que consolide a formação de profissionais mais alinhados com as demandas sociais”, destaca José Edivaldo moura, Chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia possuem a missão de promover a produção e a difusão do conhecimento, articulados aos arranjos produtivos locais e às vocações regionais. O ensino, nesse sentido, está intrinsecamente ligado à pesquisa, à extensão e à inovação. Por meio da extensão, a instituição de ensino superior se aproxima da sociedade e dá retorno às suas demandas, o que justifica sua própria existência, reafirmando assim o compromisso social, concretizando a promoção e garantia do desenvolvimento social, bem como os anseios da comunidade.

Revisão de texto: Lívea Colares - Jornalista (ASCOM IFPA Reitoria)