IFPA Campus Santarém sedia curso de Gestão por Competências

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 19h05
  • Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 19h07

A parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) rendeu mais um fruto. Voltado para servidores públicos do poder executivo em geral, o curso “Gestão por Competências” foi realizado de 19 a 21 de junho, no Campus Santarém do IFPA. O objetivo era capacitar os servidores que lidam com a gestão, para a implantação do modelo de Gestão por Competências no Instituto.

Com uma carga horária de 24 horas, o curso abordou vários aspectos da Gestão por Competências, como o contexto histórico, as vantagens da adoção do modelo na Administração Pública Federal, as principais tipologias, as relações entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho, as experiências exitosas na implementação do modelo e os principais desafios e estratégias, dentre outros tópicos. A abordagem ficou por conta de exposições dialogadas e participativas, debates, dinâmicas de grupo, estudo de caso e exercícios.

Para a servidora Talyta Costa, que trabalha na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Santarém, o curso ainda tem mais um diferencial: “O curso é excelente, eu sou formada em administração, eu já tinha participado de um curso de gestão por competências, porém focado para empresa privada, mas para o serviço público a visão é diferente. Esse curso veio para nortear, dá para pegar uma ferramenta que é do setor privado e colocá-la no setor público”, destaca Talyta.

É a primeira vez que um curso de capacitação é oferecido para servidores fora da capital paraense, a opção pela cidade de Santarém trata-se de uma estratégia para alcançar outros Campi. “Santarém foi escolhido por dois fatores: por ser um campus relativamente novo e por estar na região Oeste do Pará o que facilitará na implantação da Gestão por Competência no campus Santarém e nos outros campi que ficam próximos”, explica Gabriel Santos, da Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação do IFPA.

Assistente Social do IFPA, Sônia Mendes, veio do Campus Altamira para participar do curso e conta que aprendeu muito sobre o assunto. “O curso foi muito proveitoso, como não eu não tinha nenhum vínculo com gestão de pessoas, esses conhecimentos estão sendo imensuráveis. Agora, quando a Coordenação de Gestão de Pessoas precisar do meu apoio, eu terei esse conhecimento e poderei contribuir da melhor forma possível com o Instituto”, afirma Sônia.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

VEJA AS FOTOS. CLIQUE AQUI