IFPA CONTRIBUI PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO MARAJÓ

• Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 16h59
  • Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 17h24

O Campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), através da Coordenação de Turismo, Hospitalidade e Lazer (CTHL), esteve presente nos municípios de Soure e Salvaterra, localizados na Ilha do Marajó, no início de abril. O objetivo da visita aos municípios era contribuir na capacitação de comunidades que trabalham ou pretendem trabalhar com o turismo na grande Ilha. A atividade é uma ação do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur), do Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas.

No Marajó, o PEQTur é coordenado por Flávia Lima e conta com a contribuição de diversos parceiros, dentre eles, o IFPA, representado pela Profa. MSc. Marinete Silva Boulhosa. Cada parceiro, em sua especialidade, apresentou palestras às comunidades, coube à professora Marinete ministrar uma aula sobre Ecoturismo e Trilhas, em Soure. Outros temas tratados pelos demais parceiros foram Educação como instrumento de Gestão Ambiental, Interpretação Ambiental, Técnicas de Condução de Trilhas, Animais Peçonhentos e Noções de sobrevivência em área de selva, dentre outros. O primeiro módulo do curso foi finalizado com uma atividade prática de condução em trilhas.

O turismo de base comunitária tem como princípio promover um turismo pensado, planejado e gerenciado pelas próprias comunidades. “O IFPA, através da CTHL sente-se muito honrado em participar dessa ação, que marca um momento histórico do Turismo no Pará, e em particular no Marajó, quando as capacitações e qualificações concentram-se nas comunidades receptoras, contribuindo para sua informação, formação e elevando sua capacidade de organização e gerenciamento, o que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida local”, conta a professora.

O PEQTur é um dos mecanismos do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará - Ver-o-Pará. A premissa do Programa é desenvolver ações de qualificação profissional, possibilitando melhorias do setor turismo no Estado, a curto e médio prazo, em sintonia com o mercado de trabalho local. O Programa atua implementando ações de Qualificação Profissional e Empresarial, de forma a contribuir para que o estado seja referência em qualidade na prestação de serviços em todos os segmentos turísticos.

Turismo no IFPA

Em Belém, quem tiver interesse em se qualificar e adquirir formação na área do turismo, pode se candidatar ao curso de educação profissional técnica de nível médio em Guia de Turismo. O curso é ofertado pelo IFPA na forma subseqüente, ou seja, após conclusão do ensino médio. O ingresso é no primeiro semestre de 2017 e, ao todo, são 30 vagas ofertadas.

As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e seguem até o dia 24 de abril, através do site www.concursos.ifpa.edu.br . São 910 vagas ofertadas, distribuídas em 31 cursos. 320 vagas correspondem a cursos na modalidade integrada e 590 vagas são para a forma subseqüente. Recentemente o IFPA nomeou dois novos Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Turismo, através do Concurso Público 06/2016, de agosto de 2016.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

VEJA AS FOTOS DA ATIVIDADE. CLIQUE AQUI