Linguagem de programação será tema de palestra no IFPA

• Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 17h59
  • Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2017, 18h04

Na próxima quarta-feira (22), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) recebe o professor Dr. Fernando Castor, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para ministrar a palestra “Cinco linguagens para você aprender... e por quê?”. O evento é voltado para alunos, professores e técnicos interessados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Engenharia de Software e acontece no Auditório do Bloco I, IFPA Campus Belém, às 18h30.

As linguagens de programação são as principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento de softwares. O professor do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA, Gustavo Pinto, explica que atualmente há centenas de linguagens diferentes, cada uma voltada  para um determinado tipo de problema, o que se pretende com a palestra é discutir o atual estado do uso dessas linguagens de programação, destacando quais devem ser as cinco linguagens da atualidade e do futuro.

Gustavo Pinto ainda ressalta que o evento vai aproximar o IFPA de uma universidade que é referência na área da computação, além de trazer benefícios para alunos, professores e servidores do instituto. “O evento abre portas para que os alunos conheçam e, eventualmente, manifestem interessem em participar em projetos de ensino, pesquisa e inovação, fundamentais para a formação discente. Para os professores e servidores da instituição, além da possibilidade de iniciar colaborações com a UFPE, o evento pode fomentar a criação de outros eventos similares, o que beneficia a instituição como um todo”, conta o professor.

O evento faz parte de um projeto aprovado no edital 01/2016 de Auxílio a Projetos de Inovação e Pesquisa Aplicada (APIPA), lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) do IFPA. O projeto previa o intercâmbio entre professores e pesquisadores do IFPA e da UFPE e já resultou na publicação de três artigos em conferências e revistas internacionais, todos contaram com a participação do professor Castor, que é um colaborador externo do projeto.

Fernando Castor é professor associado da UFPE, onde ministra disciplinas sobre programação e conduz pesquisas nas áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação. Sua pesquisa visa auxiliar desenvolvedores na construção de sistemas de software mais eficientes, além disso, desenvolve trabalhos relacionados a redução de consumo de energia, tratamento de erros, programação concorrente e paralela e evolução de software.

Texto: Lívea Colares - ASCOM - IFPA Reitoria