Alunos do IFPA realizam ação na comunidade São Manuel em Mojú

• Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 11h55
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 12h22
  • Acessos: 3770

A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. A frase de Franz Kafka aborda dois aspetos importantes: a solidariedade e a dignidade humana. Se por um lado, a solidariedade se manifesta através do sentimento de ajudar o próximo, por outro lado, a dignidade humana é um direito essencial da pessoa humana expresso como fundamento da Constituição Brasileira.

Com esse espírito de ajudar as pessoas e compartilhar conhecimento como prática de direitos humanos sobre a saúde da população, os alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), Campus Belém, visitaram no mês de setembro a Comunidade São Manoel localizada na zona rural do município de Mojú. A ação faz parte do projeto de extensão “Percepção da Prática de Direitos Humanos pelo Agente Comunitário de Saúde no Município de Mojú”, idealizado pela coordenação do curso por meio das professoras Thaís Góes e Priscila Magalhães, que contaram com o apoio da Diretoria de Extensão.

Os moradores da Vila São Manoel foram beneficiados com ações em diversas áreas. Desde atividades voltadas para a saúde como a verificação de pressão arterial e glicemia, até ações de beleza como corte de cabelo, manicure, pedicure e design de sobrancelhas. Houve também a distribuição de cestas básicas e roupas que foram arrecadadas junto aos servidores e alunos do IFPA.

Segundo a docente do Instituto, Priscila Magalhães, esse tipo de ação, além de envolver o aluno com situações práticas, materializa-se na prestação de serviços para comunidade. “O projeto é relevante pela necessidade da comunidade de ações com objetivo de prestação de serviços, por meio de atividades educativas e orientações no sentido de promover o conhecimento dos direitos humanos à mesma” diz.

Para Priscila Magalhães, nas atividades, os alunos têm um aprendizado que vai além da sala de aula. “O projeto também objetivou um melhor desenvolvimento dos alunos do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e ainda proporcionar uma visão mais ampla do meio social em que vivemos, buscando pautar nossas relações dentro de uma ética que nos proporcione uma melhor cidadania, orientada pelos direitos humanos, gerando saúde ambiental a todos” explica a professora.

O curso no IFPA

O Instituto Federal do Pará oferece o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) para os alunos que tenham concluído o ensino médio e seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nas aulas, os futuros técnicos aprendem os subsídios necessários para o desenvolvimento das competências profissionais nas dimensões técnica, ética e política, visando melhorar a qualidade de vida da população.

Texto: ASCOM IFPA

Conheça o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Clique AQUI.
Confira as fotos da ação. Clique AQUI.
Veja os cursos que o IFPA Campus Belém oferece. Clique AQUI.