IFPA Campus Tucuruí é destaque na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

• Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2016, 13h20
  • Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2016, 15h30
  • Acessos: 4869
Alunos escritores do IFPA Campus Tucuruí lançam livro na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Da esquerda para a direita: professora Miranilde Neves, visitante, visitante, escritora Rafaela Pessoa, escritor Gustavo Cardoso, escritor Fernando Barroso

Para o processo de criação literária não há limites. Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí provam a cada publicação que é possível superar dificuldades existentes na produção escrita.

Nos dias 27 a 29 de agosto de 2016, na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, vinte discentes dos cursos integrados de Eletrotécnica, Edificações, Manutenção e Suporte de Informática lançaram a 2ª edição do livro “Da janela do meu quarto – uma visão do lugar onde vivo”, organizado pela professora Miranilde Oliveira Neves. Um livro que narra as impressões sobre diferentes aspectos da cidade de Tucuruí e que demonstra o ponto de vista dos estudantes sobre uma variedade de assuntos.

Apoiados pela Instituição, três dos vinte escritores estiveram presentes na Bienal: Fernando Barroso, Gustavo Cardoso e Rafaela Pessoa.

"Vários jovens com a nossa idade ficaram extremamente motivados com o projeto"

"Participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi, em meu entendimento, uma experiência gratificante e única por diversos aspectos. O primeiro deles é, indubitavelmente, ter a alegria de ver nosso trabalho sendo reconhecido e aplaudido em um evento que possui uma abrangência global! Mas não apenas isso. Por exemplo, vários jovens com a nossa idade ficaram extremamente motivados com o projeto. Eu pude perceber que muitos deles se sentiram mais confiantes para com os sonhos. Afinal, nós vivemos em mundo cinza e cruel, por isso, acredito que a desvalorização da literatura tem avançado a cada dia, mas juntamente com esse avanço, a literatura tem se mostrado cada vez mais doce e potencializadora! Penso que a única solução do mundo, hoje, é a nossa própria libertação! E um bom caminho para isso é abrir um livro. Conto tudo isso por experiência própria, pois um dia eu me permiti ler 'Alice no País das Maravilhas', e afirmo com certeza que nunca mais fui o mesmo!" Destaca o jovem escritor Gustavo Cardoso.

A comunidade do IFPA está de parabéns por ter em seu corpo discente exemplos de resiliência na busca pela qualidade da escrita.

"O projeto tem sido de grande valia, pois muitos estudantes passaram a valorizar ainda mais as aulas de Língua Portuguesa e modificaram seus hábitos de leitura na medida em que buscaram inspiração em importantes escritores da literatura universal. Para mim, isso é muito gratificante!" Conclui a professora Jordane Dias do Campus Tucuruí.

Texto: Miranilde Oliveira Neves

Mais informações: