IFPA se prepara para comemorar seus 107 anos

• Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 19h02
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h55
  • Acessos: 4105

Aconteceu na última sexta-feira (13), no hall de entrada do auditório central do Campus Belém, o lançamento do projeto “IFPA 107 anos – sob lentes fotográficas”. O projeto, realizado pela turma de eventos do Campus Belém M134-2MX e orientado pela professora da disciplina de Organização de Eventos e coordenadora de Extensão e Estágio da Pró-Reitoria de Extensão, Cibele Donato, visa celebrar o aniversário do Instituto através da integração da comunidade acadêmica.

Em setembro deste ano o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará completa 107 anos de existência. Ao longo destes anos muita coisa mudou. O Instituto Federal do Pará já foi Escola de Aprendizes e Artífices, Escola Técnica Federal, Centro Federal de Educação Tecnológica, mas a sua razão de ser permanece a mesma: oferecer um ensino profissionalizante gratuito e de qualidade.

Mais de um século de história merece uma grande celebração. Por isso, o projeto partiu da ideia de “fazer um evento, que pudesse unir servidores, professores, discentes e comunidade externa em comemoração ao aniversário do IFPA”, afirma a professora Cibele Donato.

Para Lucas Nascimento, aluno do Curso de Eventos, a participação no projeto contribuirá com o aprendizado de toda a turma. “Realizar eventos grandiosos como o aniversário do Instituto é uma experiência importante para nós que vamos ingressar no mercado de trabalho. Já é um treinamento para nossa prática profissional”, afirma o estudante.

Alunos e servidores prestigiaram o lançamento do projeto, o qual teve direito a musica, coquetel e brindes. Autoridades da Instituição como o professor Cléber Silva, representando a Pró-Reitoria de Extensão, o professor Raimundo Sanches, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, a Direção Geral do Campos Belém, representada pelo professor Hélio Almeida e a coordenadora de Turismo, Hospitalidade e Lazer, professora Neila Cabral, também marcaram presença e registraram em seus discursos a importância do evento.

Sobre a programação

A programação inicia em agosto com uma oficina de fotografia. Alunos e servidores poderão participar. Após a capacitação os participantes serão convidados a fotografar a Instituição sob suas perspectivas, mostrando de que forma veem o Instituto. As melhores fotos serão escolhidas e ficarão expostas durante um mês. O evento culminará com a comemoração do aniversário do IFPA no dia 23 de setembro, que contará com a premiação da melhor foto, além de uma feira de exposição histórica de todos os campi do Instituto, apresentações culturais e o tradicional bolo que será cortado após os parabéns.

A oficina de fotografia acontecerá no período de 16 a 20 de agosto no horário das 17h00 às 19h00. Já a programação do grande dia (23 de setembro) iniciará às 09h00 com término às 19h00. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenação de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Campus Belém.

Texto: ASCOM IFPA
Foto: Gleyce Apolo