IFPA promove I Encontro de Assistentes Sociais do Instituto

• Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 17h38
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h55
  • Acessos: 3585

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizou nesta segunda-feira (16), no Auditório do Departamento de Ensino, Recursos Naturais, Design e Infraestrutura (DERIN) do Campus Belém, o I Encontro de Assistentes Sociais do IFPA. Com vasta programação que contou com a participação do Conselho Regional de Serviço Social da 1ª Região (CRESS), o evento teve como objetivo proporcionar um espaço para reflexão e construção de um trabalho coletivo que possibilite o fortalecimento das ações do Assistente Social na educação.

O Assistente Social, no desempenho das atribuições, preza pela defesa dos direitos humanos, equidade e justiça social. É uma profissão também de cunho assistencial que visa proporcionar o bem estar físico, psicológico e social das pessoas. Através dessas características é fácil perceber a importância do trabalho desse profissional para a Instituição. Em 2016, o Serviço Social completa 80 anos no Brasil e teve no último dia 15 de maio, data alusiva ao dia do Assistente Social.

Segundo Janilma Barros, presidente do CRESS da 1ª Região, tanto em empresas do setor privado como no setor público, o Assistente Social tem papel fundamental e na educação a contribuição é muito grande. “Ele vem para contribuir com a política educacional, tanto no trabalho com profissionais dentro da instituição como também no trabalho com o aluno e as famílias. No trabalho com o aluno e as famílias, ele pode estar contribuindo contra o processo de evasão escolar, contra a precarização do ensino, pode estar contribuindo nas questões sobre problemas sociais que acabam envolvendo esses alunos e repercute no espaço escolar” explica.

Na programação do evento houve a discussão sobre os desafios da atuação do Assistente Social na Educação, roda de conversa que abordou as competências do profissional na educação profissional, além da construção de um documento norteador para análise socioeconômica no IFPA e a formação de um Grupo de Trabalho.

Para o Assistente Social do IFPA Campus Castanhal, Danielson Leite, esse momento é o primeiro passo para o fortalecimento da categoria na Instituição. “Esse evento interfere muito na posterior dinâmica até mesmo do serviço social dentro da educação básica, técnica e tecnológica do IFPA. Com certeza esses encaminhamentos vão dar uma nova cara, um novo ritmo para esses debates que nós vamos travar enquanto categoria da Instituição, nosso objetivo é fortalecer a educação” enfatiza.

O Assistente Social

Segundo a Lei nº 8662 de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão e dá outras providências. O Assistente Social é aquele que concluiu o curso de Serviço Social, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e inscrito no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS.

Texto: ASCOM IFPA
Foto: Gleyce Apolo

Saiba mais sobre o CRESS. Clique AQUI.
Sobre as atribuições do Assistente Social. Clique AQUI.