Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Jornada Científica do Campus Ananindeua registra 300 participantes

  • Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 16h45
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h53
  • Acessos: 3397
imagem sem descrição.

 

O Campus Ananindeua do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, realizou nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2016 a primeira Jornada Científica do Campus Ananindeua – JOCCAN, com objetivo de oportunizar aos discentes e docentes dos cursos Técnicos de Informática, Segurança do Trabalho, Alimentação Escolar e Secretaria Escolar a participarem da produção e divulgação do conhecimento científico desenvolvido no Campus. O evento registrou cerca de 300 participantes, entre estudantes, docentes, técnicos administrativos, convidados e autoridades da Cidade de Ananindeua.

Abertura

O primeiro dia do evento foi marcado pela presença de autoridades do IFPA, governo municipal e estadual. Na ocasião, o Diretor Geral do Campus Ananindeua, Prof. Gerson Moutinho, entregou placas homenageando autoridades que se empenham para contribuir com a implantação do Campus do IFPA na cidade de Ananindeua. O Magnífico Reitor do IFPA, Prof. Cláudio Alex, esteve entre os homenageados. Por motivo de viagem o reitor não esteve presente no evento, e a placa de homenagem foi recebida pelo Prof. Cleber Silva, substituto do reitor.

O Deputado Estadual Miro Sanova também foi homenageado pelo Campus Ananindeua por todo empenho e dedicação desde seu mandato enquanto vereador de Ananindeua. O Deputado Miro Sanova destacou a importância da implantação do polo universitário para a cidade e ressaltou que o IFPA foi a primeira instituição a se instalar na área destinada ao polo universitário de Ananindeua.

O segundo dia de evento

A Jornada Científica do Campus Ananindeua deu prosseguimento ao segundo dia de evento trazendo em sua programação palestras e apresentações de banners. Os trabalhos apresentados na modalidade oral de banners são resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos sob a supervisão e orientação de professores do Campus Ananindeua.“Os trabalhos apresentados na JOCCAN são resultados de pesquisas e projetos de extensão bem sucedidos desenvolvidos no Campus Ananindeua por alunos e docentes. Alguns dos trabalhos foram apresentados em eventos regionais e nacionais das suas respectivas área”, destacou o Prof. Lair Meneses, Diretor de Ensino do Campus Ananindeua.

A palestra “Acidente de Trabalho dentro da área de TI” ministrada pelo Prof. Paulo Bastos, foi o destaque da programação do segundo dia de evento no período da manhã. Com o tema que envolve os dois principais cursos do Campus, a palestra contou com a participação em massa dos alunos dos Cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Informática.

O Prof. Antônio Paraense conduziu um debate caloroso sobre Ética profissional na área de Tecnologia da Informação, onde os participantes tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões sobre o tema e realizar indagações ao palestrante de maneira simples e dinâmica.

O terceiro dia de evento

No último dia de realização da primeira Jornada Científica do Campus Ananindeua os participantes tiveram a oportunidade de apreciar uma diversidade ainda maior na programação do evento. O aluno do curso técnico em segurança do trabalho do Campus Ananindeua, Leandro Reis, ministrou a palestra “Música e Emoções: como a música pode influenciar no ambiente de trabalho”, fruto de uma pesquisa que explora a forma com que a música pode melhorar o ambiente de trabalho, tornando o trabalhador mais produtivo e disposto.

Alunos do Campus Bragança do IFPA apresentaram no evento um projeto onde usam a plataforma Arduíno para desenvolver robôs e ensinar a física. Os alunos Felipe Dias, Thiago Gomes e Richielly Castelo Branco apresentaram o histórico, a programação e a aplicação do arduíno em projetos que levam para sala de aula a possibilidade dos alunos construírem seus próprios robôs com baixo custo. “O principal objetivo deste projeto é possibilitar a criação de ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de usar e aplicar na sala de aula para ensinar física, por exemplo”, explicou o Prof. Patrick Felix, do curso de Informática do Campus Ananindeua.

Apresentação de banners

Durante o evento os alunos apresentaram diversos trabalhos resultados das pesquisas desenvolvidas no Campus Ananindeua. Grande parte destes trabalhos estão sendo enviados em formato de artigo científico para eventos regionais e nacionais, onde alunos e docentes recebem apoio do Campus para subsidiar o deslocamento para realizar a exposição dos trabalhos. Na Jornada Científica do Campus Ananindeua por volta de 30 trabalhos foram apresentados na modalidade de exposição oral em formato de banner.

Alunos do Curso Técnico Subsequente em Alimentação Escolar (EAD) do Campus Ananindeua, apresentaram uma pesquisa que explora a forma mais adequada e saudável para o preparo da alimentação, demostrando na prática a preparação do Suco Detox de Maracujá e Couve.

O evento proporcionou a possibilidade da exposição das pesquisas e trabalhos para a sociedade do entorno do Campus. Os alunos Gilberto Farias, Marxnei de Souza e André Pitagoras viram nessa perspectiva a oportunidade para ampliar suas possibilidades profissionais. “A JOCCAN nos deu chance de expor nossa pesquisa para muitas pessoas, e com isso tivemos a oportunidade de demostrar o trabalho para um empresário local que nos fez uma oferta de estágio, onde será possível desenvolver nosso trabalho em maior amplitude”, relatou Marxnei Cipriano de Souza, discente do curso de Informática do Campus Ananindeua.

A I JOCCAN proporcionou acessibilidade à sociedade dos trabalhos do IFPA-Ananindeua, realizando uma integração entre o aluno, sua família e comunidade em geral. A Jornada Científica promoveu questionamentos pertinentes ao grau de formação e especificidade dos cursos técnicos.

A construção da I Jornada Científica do Campus Ananindeua  - JOCCAN é resultado de um trabalho em que os alunos orientados por professores envolvidos com a pesquisa, demonstraram o percurso teórico e metodológico que utilizaram para atingirem determinados resultados nas diversas áreas de pesquisa. Esses resultados significarão a legitimidade de um aprendizado construído pela investigação.

Texto e foto: Renato Assunção – ASCOM IFPA - Campus Ananindeua

 
Serviço
Confira mais informações sobre o IFPA - Campus Ananindeua. Clique AQUI
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página